Nova pesquisa aponta Ponte Preta com o dobro da torcida do Guarani

O levantamento mostrou uma diferença menor do que a apresentada no primeiro estudo, mas a Ponte Preta continua na frente

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 16 (AFI) - Após a polêmica pesquisa que apontou o Guarani com apenas 3,4% da torcida de Campinas, foi feito um novo levantamento sobre o assunto e o resultado não foi o mesmo. Encomendada pelo Blog Teoria dos Jogos ao Instituto GPP, a nova pesquisa mostrou uma diferença menor do que a apresentada no primeiro estudo, mas a Ponte Preta continua na frente, com o dobro da porcentagem.

O levantamento feito pelo Instituto GPP, que usou uma amostra de 601 entrevistados, aponta que o Guarani tem 6,3% da torcida campineira, em quarto lugar, enquanto a Ponte aparece com 12,1%, em segundo. A maior torcida é do Corinthians, com 20,7%, e a terceira é do São Paulo, com (11,6). Santos (6,1%), Palmeiras (5,6%) e Flamengo (3,1%) completam a lista em quinto, sexto e sétimo, respectivamente.

POLÊMICA
A pesquisa de agosto, realizada pelo Instituo Pro Pesquisa gerou bastante polêmica porque apontou o Guarani em sexto lugar - atrás de Santos, Palmeiras e São Paulo - com apenas 3,4% dos torcedores, diferença assustadora em relação aos 19,8% atribuídos à torcida pontepretana.

Pesquisas de torcidas geram polêmica em Campinas.
Pesquisas de torcidas geram polêmica em Campinas.

O estudo teve um desfecho polêmico porque foi encomendado pela Brasil Kirin, empresa de bebidas que patrocina a Ponte Preta. Depois disso, o Bugre chegou a incitar um boicote a todos os produtos da marca.

OUTROS DADOS
Além de mostrar uma diferença menor entre os dois clubes nativos de Campinas, o levantamento do Instituto GPP aponta para uma maioria de santistas em relação a palmeirenses. Na pesquisa de agosto, o Palmeiras aparecia com uma considerável vantagem, 7,9% a 4,2%.

A nova pesquisa ainda mostra que a juventude de Campinas está preferindo torcer para os times da capital do que para os clubes da cidade. Jovens de 30,2% dos jovens de 16 a 24 anos torcem para o Corinthians e 18,8% par ao São Paulo, enquanto a Ponte soma apenas 8,3% e Guarani 3,5%.

 
 
" />