FPF garante duas paradas para hidratação em jogos pela manhã

A decisão foi tomada em um acordo com a Sapesp

Após receber formalmente o pedido da FENAPAF - Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol, para que as partidas realizadas às 10 horas da manhã, em todo o Brasil tenham duas paradas para hidratação em dias de calor.

Por: Agência Futebol Interior, 12/08/2013

Campinas, SP, 12 (AFI) – Após receber formalmente o pedido da FENAPAF – Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol, para que as partidas realizadas às 10 horas da manhã, em todo o Brasil tenham duas paradas para hidratação em dias de calor, a F.P.F (Federação Paulista de Futebol), afirmou que adotará a medida em suas competições oficiais em São Paulo.

“Referindo-nos ao seu ofício de 30/07/2013, levamos ao seu conhecimento que a Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, foi orientada para que sejam obedecidas as duas paradas para a hidratação dos atletas, durante os jogos programados para as 10 horas da manhã, nos dias em que a temperatura esteja alta”, afirmou o comunicado da entidade máxima do futebol paulista.

De acordo com o documento enviado pela Fenapaf, duas paradas devem ser realizadas durante os jogos. A primeira aos 30 minutos do primeiro tempo e a segunda aos 25 do segundo tempo.

“O acordo é uma medida paliativa e provisória. Temos programado um estudo científico específico para os jogos nesse horário, que nos trará a posição exata e definitiva da questão”, afirmou Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp e da Fenapaf.

As entidades, inclusive, finalizaram um estudo sobre o mesmo tema para a Copa do Mundo, entitulado Impacto Fisiológico da Sobrecarga Térmica em Atletas Profissionais de Futebol.

Ao lado do fisiologista Turíbio Leite, o Sindicato avaliou o impacto de calor que os atletas enfrentarão em uma simulação exata aos jogos marcados para as 13 horas em Fortaleza, Brasília e São Paulo e para as 15 horas em Manaus durante o mundial.