BRASILEIRÃO: São Paulo desencanta e derrota deixa Botafogo fora da liderança

Tricolor não vencia há 12 jogos, Timão empaca no G4 e Lusa perde. Cruzeiro lidera sozinho, com 31 pontos.

O principal fato ocorrido nesta tarde de domingo pela 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro foi a vitória do São Paulo. Normal em outros tempos, muito atípico neste momento de crise. O Tricolor do Morumbi venceu o Fluminense, por 2 a 1.

0002048099407 img

Campinas, SP, 25 (AFI) – O principal fato ocorrido nesta tarde de domingo pela 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro foi a vitória do São Paulo. Normal em outros tempos, muito atípico neste momento de crise. O Tricolor do Morumbi venceu o Fluminense, por 2 a 1, derrubando um jejum de 12 jogos (cinco empates e sete derrotas) no Brasileiro e 14 jogos no total, considerando-se as duas derrotas para o rival Corinthians pela Recopa Sul-Americana.

Outra surpresa foi a vitória do Atlético-PR, por 2 a 0, sobre o Botafogo, que não perdia há oito jogos, e dependia da vitória para reassumir a liderança. O time carioca continuou com 29 pontos, na vice-liderança, dois atrás do Cruzeiro, com 31 pontos. E o Furacão, supreendendo, aparece em quarto lugar, com 27 pontos, um mês após aparecer na vice-lanterna. E há três anos não integrava o G4.

E de quebra acabou desbancando o Corinthians, que caiu para quinto lugar, com 26. O Grêmio, que sábado venceu o Flamengo, por 1 a 0, em Brasília, continua em terceiro lugar, com 28 pontos. Estes times formam o G4, zona de classificação à Taça Libertadores.

0002048099407 img

QUE ALÍVIO !
O
São Paulo não vencia desde a goleada sobre o Vasco da Gama, por 5 a 1, pela segunda rodada, dia 29 de maio. Na época, curiosamente, o técnico vascaíno ainda era Paulo Autuori, agora comandando o tricolor paulista.

Apesar do triunfo, o São Paulo ainda está na zona do rebaixamento, com 14 pontos, em 18.º lugar. O irregular Fluminense, que passa por um processo de reformulação, continua com 18 pontos, em 15.º lugar.

OUTROS PAULISTAS
Outros dois paulistas entraram em campo. O Corinthians foi até o Mané Garrincha, em Brasília, e empatou com o Vasco da Gama, por 1 a 1. O Timão poderia avançar no G4, mas com 26 pontos, perdeu uma posição e aparece em quinto lugar, atrás de Atlético-PR, com 27, Grêmio, 28, Botafogo, 29 e Cruzeiro, com 31 pontos. O Vasco da Gama permanece em posição intermediária, com 20 pontos, em 11.º lugar.

Pela sexta vez, a Portuguesa sofreu um gol nos últimos minutos e perdeu de novo. Desta vez saiu na frente diante do Atlético Mineiro, mas levou a virada depois, com um gol de Dátolo, aos 43 minutos do segundo tempo, dentro da Arena Independência. O Galo, em recuperação, passou para a 12.ª posição, com 19 pontos. A Lusa caiu para a vice-lanterna, com 13 pontos.

Em Salvador, o Bahia enfiou 2 a 0 no Náutico, com oito pontos, lanterninha que tem na companhia outros times que já estavam na zona da morte: Portuguesa, com 13, São Paulo, com 14, e Ponte Preta, com 15 pontos, porque sábado perdeu em casa para o Cruzeiro, por 2 a 0, e ficou com a vaga do Criciúma. EXCLUSIVO – PONTE CONTRATA TÉCNICO!

Em Nova Hamburgo, num jogo repelto de alternativa, Internacional e Goiás empataram por 3 a 3. O Colorado saiu na frente, ams depois sofreu a virada e chegou a estar perdendo por 3 a 1. No final, o Inter reagiu e empatou. O resultado foi justo. O Inter fica com 23 pontos, em oitavo lugar, contra 22 pontos do Goiás, em décimo lugar.

No meio de semana acontecem jogos de volta da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, em suas oitavas-de-final. Por isso, a 17.ª rodada será realizada no outro final de semana. CONFIRA!

Confira os resultados da 16ª rodada
Flamengo-RJ
0
x
1
Grêmio-RS
Ponte Preta-SP
0
x
2
Cruzeiro-MG
Santos-SP
2
x
0
Vitória-BA
Criciúma-SC
2
x
1
Coritiba-PR
Vasco da Gama-RJ
1
x
1
Corinthians-SP
São Paulo-SP
2
x
1
Fluminense-RJ
Bahia-BA
2
x
0
Náutico-PE
Atlético-MG
2
x
1
Portuguesa-SP
Internacional-RS
3
x
3
Goiás-GO
Atlético-PR
2
x
0
Botafogo-RJ

Veja a Classificação!