GOIANO: Histórico! Grêmio Anápolis bate Vila Nova nos pênaltis e é campeão inédito

Fundado em 1999, o Grêmio Anápolis sequer havia chegado em uma final

Fundado em 1999, o Grêmio Anápolis sequer havia chegado em uma final

Goiânia, GO, 23 (AFI) – Pela primeira vez na história, o Grêmio Anápolis conquistou o Campeonato Goiano. Na tarde deste domingo, após novo empate com o Vila Nova por 1 a 1, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, a decisão foi para os pênaltis. O time do interior goiano teve 100% de aproveitamento e superou o Vila por 5 a 4.


COBERTURA COMPLETA
O Portal FUTEBOL INTERIOR acompanha todos os Campeonatos Estaduais do Brasil online pelo PLACAR AO VIVO e também depois com comentários e destaques da rodada. Baixe também o Aplicativo – App Placar FI – tanto pelo Google Play como APP Store.

VEJA TODOS OS DETALHES DOS ESTADUAIS


CONTEXTO

Fundado em 1999, o Grêmio Anápolis sequer havia chegado em uma final. Nesta temporada, chegou com propriedade ao eliminar o Atlético, da elite nacional. Nesta final, foram dois empates por 1 a 1, jogando de igual para igual com o Vila Nova, time da Série B. Esta é apenas a quinta vez que o título não fica na capital. Crac, duas vezes, Anápolis, Goiatuba e Itumbiara venceram antes.

Já o Vila Nova continua na fila. A última conquista foi em 2005, quando o Tigre venceu o arquirrival Goiás. Depois disso o ainda chegou à decisão de 2017, só que desta vez não teve a mesma sorte e acabou amargando o vice diante do time esmeraldino.

VEJA OS GOLS E OS MELHORES MOMENTOS

player

PRIMEIRO TEMPO TRUNCADO

Apesar de o primeiro ter sido bem equilibrado, o Grêmio Anápolis foi um pouco melhor. O Vila Nova foi o primeiro a chegar, com chute de Celsinho para defesa segura do goleiro. O Grêmio quase abriu o placar aos 15, com Vinicius Rodrigues, que ficou na cara do gol, mas chutou para fora.

Depois, Araújo cruzou na área do Vila e contou com desvio para quase enganar o goleiro, que fez grande defesa. Da metade para o fim, o Vila Nove equilibrou mais e também chegou com perigo. Após cobrança de falta ensaiada, Saimon cabeceou bem, perto da trave.

SEGUNDO TEMPO AGITADO

Diferente do primeiro tempo, a etapa final contou com gols. E quem abriu o placar foi o Grêmio Anápolis. Após cobrança de falta, Vinicius Rodrigues, que havia perdido um gol antes, se redimiu muito bem ao cabecear com estilo, encobrindo o goleiro aos 15 minutos.

Foto: Douglas Monteiro / Vila Nova
Foto: Douglas Monteiro / Vila Nova

VAR EM AÇÃO

O Vila Nova respondeu novamente em bola parada e com cabeçada perigosa de Saimon. Depois, os mandantes até balançaram a rede aos 27. Lúcio bobeou feio e Pedro Júnior roubou a bola e tocou para Kelvin, que só deslocou o goleiro. Entretanto, o VAR entrou em ação e o árbitro reviu o lance e entendeu que Pedro Júnior fez falta.

O Vila Nova continuou tentando e aos 35 minutos Pedro Bambu levou perigo. Recebeu na direita, perto da área, e chutou de esquerda. A bola, porém, fez a curva para fora. Mas aos 37 minutos não teve jeito, o empate veio. Willian Formiga pegou sobra fora da área, pela esquerda, e chutou de primeira, muito forte. Um golaço! Detalhe que ele estava sentindo lesão e já havia pedido substituição, que aconteceu logo depois com ele saindo de maca. Apesar da pressão do Vila, a decisão foi para os pênaltis.

PÊNALTIS

Nas cobranças, o Grêmio Anápolis teve 100% de aproveitamento e converteu com Vinicius Rodrigues, Thiago Rubim, Grabriel Vidal, Luizão e Vitor Braga. O Vila marcou com Henan, mas perdeu com Henan. Depois fez com Rafael Donato, Pedro Bambu e Pedro Júnior.

SEQUÊNCIA DA TEMPORADA

Agora, o Vila Nova se prepara para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro jogo será na próxima sexta-feira, às 21h30, no OBA, diante do Botafogo-RJ. O Grêmio Anápolis não tem mais calendário, mas garantiu vaga para Série D de 2022.