Luto! Morre em São Paulo ex-preparador físico da Seleção Brasileira

Luto! José Roberto Portela, ex-preparador físico de grandes clubes e da Seleção Brasileira morre em decorrência de uma doença degenerativa.

O ex-preparador lutava contra uma doença degenerativa há algum tempo e faleceu nesta quarta-feira (17) aos 69 anos, num hospital em São Paulo

Portella selecao 2022
Portella: preparador físico altamente qualificado

São Paulo, SP, 17 (AFI) – O futebol brasileiro perdeu na manhã desta quarta-feira um de seus principais preparadores físicos. Morreu José Roberto Portela, ex-preparador da Seleção Brasileira, de 69 anos, que não vinha bem de saúde fazia pouco mais de três anos e que acabou falecendo em São Paulo de uma doença degenerativa – ELA. Em abril  ele passou por uma cirurgia que envolvia vários órgãos e, desde então, o seu estado foi se agravando.

Luto
José Roberto Portela na Ponte Preta

TRABALHOU NA SELEÇÃO E EM GRANDES CLUBES

José Roberto Portela atuou em grandes clubes do futebol brasileiro, além de ter estado na Seleção Brasileira e em equipes do Exterior, tendo conquistado inúmeros títulos e tido outras conquistas. Fora do Brasil esteve no Sporting de Lisboa e Vitória de Guimarães, ambos em Portugal, e no árabe Al Ahli.

No Brasil, teve passagens marcantes pela Portuguesa, junto com o treinador Candinho. Os dois participaram da grande campanha de 1996, quando a Lusa se tornou vice-campeã brasileira. Sua última passagem pelo Canindé aconteceu entre 2017/2018.

Ele trabalhou no Corinthians, São Paulo, Guarani, Ponte Preta, Ituano, Bragantino, São Caetano, Mirassol, Linense, Atlético Mineiro, Goiás-GO, Fluminense-RJ, Fortaleza-CE, e vários outros.

Nos anos 1970, também foi preparador físico da Seleção Paulista em excursões pelo Exterior. 

unnamed 1
Portella em uma de suas últimas imagens

AMIGOS EM LUTO

Vários amigos e profissionais do futebol lamentaram o falecimento de José Roberto Portella em suas mídias sociais, como o ex-goleiro do Guarani e Corinthians, Gléguer, atualmente comentarista da Rádio Bandeirantes de Campinas (AM 1170) que lembrou do ótimo profissional que era Portella, destacando, também, o caráter do ex-preparador físico.

José Roberto Portella teve uma despedida simples e com a presença apenas de poucos amigos e familiares. Ele foi velado na Vila Mariana, no bairro da Aclimação, das 16h até 20h, e às 21h houve a Cerimônia de Cremação no Crematório Vila Alpina.

Confira também: