Nelsinho Baptista fecha turno entre os primeiros da J1 League

Nelsinho Baptista fecha primeiro turno no Japão entre os primeiros colocados com o Kashiwa Reysol. Agora é manter o sonho de 'algo mais' na temporada

A competição tem sido a mais equilibrada dos últimos anos e na briga pela liderança estão os principais clubes do país, entre eles o Reysol

resysol.campeao.2019.horizontal e1656106910666
Nelsinho Baptista: entre os primeiros na J1 League

São Paulo, SP, 24 (AFI) – O técnico brasileiro Nelsinho Baptista vai participar neste final de semana do jogo mais importante da abertura do returno da J1 League, o Campeonato Japonês da primeira divisão. O seu clube, o Kashiwa Reysol, quarto colocado com 30 pontos, vai atuar fora de casa diante do líder Yokohama Marinos, com 34 pontos, pela 18.ª rodada.

A competição tem sido a mais equilibrada dos últimos anos e na briga pela liderança estão os principais clubes do país. O vice-líder é o Kashima Antlers, octacampeão japonês, com 33 pontos, mesma pontuação do Kawasaki Frontale, campeão de 2021 e que venceu quatro vezes nas últimas cinco temporadas.

Estar neste grupo de elite é motivo de satisfação para Nelsinho Baptista, que credita esta posição ao trabalho de reformulação e ao planejamento executado à risca.

“Apostamos num time jovem, com alguns destaques do próprio Japão, e as coisas estão acontecendo. Fizemos um planejamento em três ciclos no primeiro turno, um com cinco jogos e outros dois ciclos com seus jogos cada” – esclarece.

BRIGA PELA LIDERANÇA
A meta era terminar o turno em condições de brigar pela liderança, o que, de fato, aconteceu. A diferença do Reysol para o líder é de apenas quatro pontos.

“Acompanhamos e cobramos dos jogadores a cada partida de olho em nosso objetivo e o esquema funcionou bem. Agora, queremos repetir a mesma fórmula no segundo turno, mesmo sabendo que nossos principais adversários têm uma estrutura muito maior do que a nossa neste momento”- completou.

Terminar entre os primeiros colocados é importante para o Reysol porque poderá participar de competições na Ásia.

“Estamos numa condição que nos permite sonhar com o título, o que motiva nossos jogadores” – explicou Nelsinho, ex-campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990, e campeão da Copa do Brasil pelo Sport, em 2008, entra dezenas de outras conquistas. Em três passagens, ele completou 16 anos trabalhando no Japão.

O duelo deste sábado vai acontecer no Nissan Stadium na cidade de Yokohama, com capacidade para 69 mil torcedores, e localizado na região metropolitana de Tóquio, a capital japonesa. Vice-campeão de 2021, o Yokohama é praticamente imbatível diante de sua torcida. Na última rodada, em casa, goleou por 5 a 2 o Consadole Sapporo, enquanto o Reysol, também como mandante, venceu por 3 a 1 o lanterna Vissel Kobe, que conta no elenco com o espanhol Iniesta, ex-Barcelona.

kashiwa j1 35 c osaka ominami 2021 e1656107333703
Reysol em alta com Nelsinho Baptista

OUTROS BRASILEIROS
Desde 2020, Nelsinho Baptista era o único técnico atuando no Japão. Agora ele tem a companhia de Zé Ricardo, ex-técnico do Vasco, que dirige o Shimizu S-Pulse. O brasileiro estreou na 17.ª rodada ao vencer por 3 a 1 o Avispa Fukuoka.

Mas a missão de Zé Ricardo é bem complicada porque o seu clube soma 16 pontos, em 16.º lugar, apenas na frente de Shonan e Vissel Kobe. Os dois últimos colocados serão rebaixados, e o antepenúltimo terá o direito de disputar uma repescagem diante de um clube da J2 League.

Fábio Carille, ex-Santos, é o único brasileiro a comandar um time na J2 League, o que não acontecia há muito tempo. Ele dirige o V-Varen Nagasaki, um clube de porte médio que ocupa a quinta posição e pleiteia o acesso à liga principal.

Confira também: