Brasileirão: Corinthians longe de ser um favorito!

O clássico entre Corinthians e São Paulo disputado no último domingo, na Neo Química Arena, provou que o que boa parte da imprensa dizia nos últimos dias, era um engodo, uma mentira

Confira as opiniões de Sérgio Carvalho sobre o que rolou no clássico Corinthians x São Paulo e muito mais sobre o que rola no Brasileirão

Corinthians x São Paulo no Brasileirão
Corinthians x São Paulo no Brasileirão. (Foto: Paulo Pinto/ São Paulo)

São Paulo, SP, 23 (AFI) – O clássico entre Corinthians e São Paulo disputado no último domingo, na Neo Química Arena, provou que o que boa parte da imprensa dizia nos últimos dias, era um engodo, uma mentira. Bastou ter pela frente um adversário mais qualificado e o time da fiel negou fogo.

Foi dominado todo o primeiro tempo pelo adversário e não fossem as defesas feitas pelo excepcional Cássio, um dos melhores goleiros do País (não entendo como torcedores ainda ameaçaram ele e família por “estar jogando mal”) fez defesas fantásticas e evitou que o placar mostrasse números muito diferentes do que mostrou no final do primeiro tempo do jogo.

ESTÁ EM FORMAÇÃO

Na verdade, o Corinthians ainda é um time em formação, que oscila como qualquer outro e não tem um grande número de craques (é o que diziam por aí). No jogo diante do São Paulo isso ficou mais do que provado. No primeiro tempo o domínio tricolor engoliu o Timão, que era considerado por boa parte da imprensa o grande favorito ao título brasileiro.

Ficou provado pelo que se viu no primeiro tempo do clássico de domingo, que o Corinthians é líder momentâneo, mas em qualidade, está no mesmo nível dos outros seis que correm logo atrás dele. E se hoje me pedissem para apontar um clube que merecesse ser indicado como favorito antecipado ao título brasileiro, eu apontaria o Palmeiras, que tem 12 pontos, dois a menos que o Corinthians, e um time muito mais competente e preparado para chegar muito longe neste Campeonato Brasileiro.

Cássio, goleiro do Corinthians
Cássio, goleiro do Corinthians. (Foto: Rodrigo Coca/ Corinthians)

CULPA DA DERROTA

Mas já que falei do clássico, acho que o São Paulo só não venceu pela primeira vez dentro da Neo Quimica Arena, porque Rogério Ceni cometeu um pecado mortal no intervalo da partida. Ele trocou três de seus melhores jogadores por outros que não entraram no mesmo ritmo.

Como consequência o Corinthians cresceu, passou a dominar o jogo e chegou ao empate que acabou acontecendo com toda justiça. Se mantivesse os três, Ceni poderia ter até feito mais gols e fechado o placar a favor de seu time antes da metade do segundo tempo.

Com as alterações erradas, Ceni deu de presente o empate ao Corinthians. De qualquer forma, foi um resultado justo que nem merece ser discutido. Com ele o São Paulo somou mais um jogo sem conseguir uma vitória dentro da Arena corintiana. Ainda assim, ganhou um ponto, que o deixou na terceira colocação do campeonato e que lhe permite ficar bem distante das últimas colocações do Brasileiro como aconteceu na temporada passada.

SÓ NO COMEÇO

O Brasileiro, na verdade, ainda está começando. Foram sete rodadas apenas. No bloco de frente estão Corinthians com 14 pontos, Palmeiras, São Paulo , Atlético MG e Botafogo com 12, Santos e Fluminense com 11. Na parte de baixo, quem está pior é o Fortaleza. É o último colocado da competição com apenas um ponto conquistado até agora. Se não houver uma reação imediata, o time cearense pode sim sofrer com a ameaça do rebaixamento e ter sérias dificuldades para reagir e reverter esse quadro nebuloso que se cria ao seu redor.

Também em situação difícil neste momento estão Ceará, que tem apenas cinco pontos ganhos até agora, Juventude e Atlético Goianiense, que tem 6. Todos eles precisam reagir já, a partir da próxima rodada. Caso contrário, podem não ter forças para reverter esse quadro no final do primeiro ou durante o segundo turno do campeonato. 

Corinthians x São Paulo no Brasileirão
Corinthians x São Paulo no Brasileirão. (Foto: Paulo Pinto/ São Paulo)

MELHORES ATAQUES

Até agora, Palmeiras e São Paulo possuem os ataques mais eficientes. Cada um marcou 12 gols em sete jogos disputados. As melhores defesas são Palmeiras e Santos, que sofreram apenas 5 gols em sete jogos. Como se percebe, o Verdão, que eu apontei lá em cima como o time com maiores possibilidades de brigar pelo título máximo do Brasileiro, tem hoje um dos melhores ataques e uma das melhores defesas. Coisa que o Corinthians, mesmo líder provisório, não tem. 

PRÓXIMA RODADA DO BRASILEIRÃO

A próxima rodada do Brasileiro será a oitava (primeiro turno tem 19). Aqui os jogos programados: sábado, dia 28, 16h30 – Goiás x Red Bull, em Goiânia. 19h – São Paulo x Ceará, no Morumbi. Domingo – dia 29 – 16 horas- Santos x Palmeiras, na Vila Belmiro. Coritiba x Botafogo, em Curitiba. 18h- Fluminense x Flamengo, no Rio. Corinthians x América MG, em São Paulo. Cuiabá x Athletico PR, em Cuiabá. 19h – Atlético MG x Avaí. Na segunda- feira, dia 30, Internacional x Atlético GO, em Porto Alegre. 

Confira também: