RESUMÃO OLIMPÍADAS: Rebeca Andrade brilha com ouro e prata, Rayssa Leal se destaca, e vôlei de praia decepciona

Com sete ouros, seis pratas, e oito bronzes, Brasil ficou em 12º lugar no quadro de medalhas

Ao todo, Brasil conquistou 21 medalhas

rebecaandrade ginasta
Rebeca Andrade, o grande nome do Brasil nas olimpíadas - Foto: Divulgação

Campinas, SP, 01 (AFI) – Depois do atraso de um ano devido à pandemia de Covid-19, as Olimpíadas de Tóquio foram iniciadas na penúltima semana do mês de julho. Nesta edição três novas modalidades estrearam na maior competição do mundo: o basquete 3×3, o surfe e o skate.

O desempenho do Brasil teve como principal destaque a ginasta Rebeca Andrade, que conquistou um ouro e uma prata, sendo a primeira atleta feminina brasileira a conquistar uma medalha na modalidade.

Outra sensação dos jogos foi a jovem skatista Rayssa Leal, que faturou uma prata com apenas 13 anos, se tornando a medalhista mais jovem da história do país. Já o vôlei acabou decepcionando e ficou com apenas uma prata na quadra pelo feminino, enquanto o masculino não medalhou. Na praia, também não teve pódio.

Com sete ouros, seis pratas, e oito bronzes, o Brasil encerrou sua participação nas Olimpíadas de Tóquio com o 12º lugar do quadro de medalhas. As três primeiras posições ficaram, na ordem, com EUA, China e Japão.

OUROS

Além do primeiro lugar do futebol masculino e de Rebecca, o Brasil ficou no lugar mais alto do pódio outras cinco vezes com: Ana Marcela Cunha, na Maratona Aquática; Isaquias Queiroz, na canoagem velocidade; Ítalo Ferreira, no surfe; Hebert Conceição, no boxe; e Martine Grael e Kahena Kunze, na vela.

anamarcelacunha brasil
Ana Marcela Cunha, medalha de ouro na Maratona Aquática – Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

PRATAS

Além dos excelente resultado de Rayssa Leal e Rebeca Andrade, além do vôlei feminino, o Brasil também chegou ao segundo lugar mais alto do pódio com Kelvin Hoefler e Pedro Barros, ambos no skate, e Beatriz Ferreira, no boxe.

rayssaleal brasil
Rayssa Leal, medalha de prata no skate – Foto: COB

BRONZES

O Brasil também faturou oito medalhas de bronze. Nesta lista, estão: Abner Teixeira, do boxe; Alison dos Santos, do atletismo; Bruno Fratus e Fernando Scheffer, da natação; Daniel Cargnin e Mayra Aguiar, do judô; Thiago Braz, do salto com vara; e Luisa Stefani e Laura Pigossi, na dupla de tênis, uma das grandes surpresas positivas.

Laura Pigossi e Luisa Stefani Instagram 2021 08 01 800x445 1
Luisa Stefani e Laura Pigossi foram uma das grandes surpresas – Foto: Divulgação

DECEPÇÕES

Assim como há surpresas positivas, acontecem também algumas decepções. A maior delas talvez tenha acontecido no voleibol. Apesar da prata no feminino, o masculino, que era o atual campeão olímpico, ficou apenas com o quarto lugar.

1 alison alvaro filho fivb 6777434
Alisson e Alvaro ficaram sem medalha – Foto: Divulgação

Já na praia, nenhuma dupla brasileira, tanto no feminino, quanto no masculino, chegou as semifinais. Consequentemente, foi o pior desempenho do Brasil na história da modalidade, desde que ela passou a fazer parte dos jogos.

Confira também: