Palmeiras e Flamengo, tudo pela Libertadores!

Sérgio Carvalho: Particularmente, acho o Flamengo superior ao Palmeiras.

roni 1

Palmeiras e Flamengo despediram-se do Brasileirão provisóriamente na última terça-feira com  empates diante de Atlético MG e Grêmio e, na tarde do próximo sábado, dia 27 de novembro, às 17 horas, no histórico estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai, decidem em um jogo só o título de mais uma Copa Libertadores de América, sonho de consumo de grande parte das torcidas de futebol do Brasil. Para o Verdão, conquistar mais uma vez esta Copa será a chave de ouro para disputar a Copa Mundial Interclubes e tentar, finalmente, conquistar um dos únicos títulos que não tem, o de campeão mundial de clubes. O Flamengo, que já ganhou mundiais, quer mais uma Libertadores, não só porque lhe dará acesso ao Mundial de Clubes mas, principalmente, porque quer reafirmar sua condição de melhor time de futebol do Brasil e um dos melhores do mundo nesta temporada.

Screenshot 5 6
Palmeiras e Flamengo, tudo pela Libertadores! 9

Particularmente, acho o Flamengo superior ao Palmeiras. Não só pelo esquema tático utilizado, mas também por contar com algumas peças individuais superiores. O clube paulista, no entanto, também é muito forte. Seu elenco é diversificado e tem peças que, se forem bem utilizadas, podem sim dar-lhe recursos suficientes para se impor ao maior adversário dentro do futebol brasileiro neste momento. É um jogo que justifica aquela frase de que “em clássico, não há favoritos”. Não há mesmo. Ainda assim, talvez até como palpite, acredito mais numa vitória do time verde de São Paulo, do que numa do rubro negro carioca. Vejo o Palmeiras mais ligado nesta competição e confio no trabalho do seu treinador, que muitas vezes consegue armar um esquema tático que surpreende seus adversários em jogos decisivos como este. Se eu errar neste prognóstico, paciência. Mas como nunca fico em cima do muro, não tenho medo de indicar uma vitória verde nesta grande final da Libertadores 2021.

Fiz um levantamento aqui para dar a vocês os números que mostram o potencial ´técnico de cada finalista. Para chegar a grande decisão, o Palmeiras disputou 12 jogos até agora. Ganhou 6, empatou 1 e perdeu 1. O Mengão ganhou 9 e empatou 3. Ou seja, o Flamengo ainda está invicto nesta Copa, ao contrário do Verdão que já perdeu um jogo (para o Defensa Y Justicia, ainda na fase de grupos, por 4 a 3 dentro da Allianz Arena). Palmeiras marcou até agora 27 gols e sofreu 9. Saldo lhe é favorável por 18 gols. O Mengão marcou 32 gols e sofreu 12. Saldo de 20 gols. No Brasileirão o Flamengo é segundo colocado e o Palmeiras é terceiro. Clube dirigido por Renato Gaúcho marcou 55 gols e sofreu 24, saldo de 31 gols . Verdão marcou 54 e sofreu 42. Saldo de 12 gols. Como se percebe,  Flamengo está melhor que o Palmeiras em número de pontos, tanto em gols contra e como em gols a favor. Ainda assim insisto em dizer que considero o Verdão o mais provável vencedor desta disputa.

Fla AlexandreVidal 01 ori 1
Renato Gaúcho na berlinda. (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Renato Gaúcho, que não deve continuar como técnico do Flamengo já que Jorge Jesus foi recontratado, teve o prazer de ganhar uma Libertadores pelo Grêmio. Abel Ferreira, técnico do palmeiras, também ganhou uma Libertadores na última temporada pelo Palmeiras. Por esse aspecto, por sinal, os dois técnicos se equivalem. O que os diferencia é a maneira de colocar seus times em campo. Renato é mais adepto do futebol ofensivo, já que possui excelentes opções para armar o seu ataque. Já Abel gosta mais de fechar seu time e jogar nos contra-ataques (pois conta com vários jogadores para fazer isso). Aproveito para reafirmar que Flamengo e Palmeiras são hoje, ao lado do Atlético Mineiro, as três grandes forças do futebol do Brasil e da América do Sul. Qualquer dos dois que for campeão da Libertadores terá feito por merecer essa conquista. Então, que a bola role e que ganhe aquele que estiver mais inspirado durante a partida. Dizem que no caso de derrota do Palmeiras, Abel pode ser demitido. Quanto ao Renato Gaúcho já foi avisado que vai sair. Ganhar ou não a Libertadores neste momento para ele, será apenas mais um detalhe. O de valorizar ou não ainda mais seu  belíssimo currículo.