Artur, presidente da ABRACE

Depois de 30 anos, a ABRACE tem novamente um presidente paulista.

Advogado por tradição familiar e um jornalista esportivo, que ama o futebol brasileiro

ARTUR MILTON ELCIO ABRACE 2021 e1637026872575
Artur Eugênio (à esquerda), Milton Neves e Elcio Paiola

Artur Eugenio Mathias é o novo presidente da ABRACE – Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos.
Ele disputou e venceu no último final de semana uma eleição que reuniu como votantes 20 presidentes de Associações de Cronistas Esportivos estaduais das principais capitais brasileiras.

E assim,  depois de 30 anos, a ABRACE tem novamente um presidente paulista. O último paulista a ocupar o cargo foi Flávio Adauto, também ex-presidente da ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.

Artur é advogado, dos bons, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui tradição familiar na área: seu pai foi um respeitado Juiz de Direito em Campinas.

AMOR AO JORNALISMO
No comando de outros advogados e advogadas, há três décadas em uma Banca Advocatícia na Capital das Andorinhas, Artur sempre teve outra paixão profissional, além do Direito: o jornalismo.

Por isso, desde os primeiros anos após a Faculdade, ele encontrou tempo e disposição para participar de programas esportivos, principalmente nas emissoras de rádio da cidade e nos canais de TV locais.

Em 1999, ao lado de Élcio Paiola, competente jornalista com passagens por grandes jornais como O Estado de S.Paulo e Lance!, criou o Site Futebol Interior,  pioneiro na internet.

FUTEBOL INTERIOR
O sucesso foi imediato. Em 1998, recorde-se, a Internet reunia poucos sites informativos, inclusive no esporte em geral e no futebol em particular.

Agora, um Site que se dedicaria a trazer diariamente informações sobre todos os clubes do interior do estado de São Paulo, era impensável. Naquela data, a Federação Paulista de Futebol possuía simplesmente 6 (seis) divisões que disputavam campeonatos regulares o ano todo: A1, A2 e A3, B1,B2 e B3. 

Pois, com correspondentes em todas as cidades que possuíam clubes que atuavam nestas divisões e contando com colunistas, repórteres e editores o Site transformou-se em Portal e, depois, em uma Plataforma completa, que transmite jogos de futebol por canais internos de TV e rádio.


Concomitantemente o número de acessos dos internautas ao FI não parou de crescer um só dia nos primeiros 10 anos de sua existência, chegando a bater 2 milhões de acessos únicos/mês e algo perto de dez milhões de views/mês. Com números auferidos pelo próprio Google Analitics e que se mantém através dos anos.

ESTAÇÃO FUTEBOL
Artur também participou durante anos de um programa da TV marcante e inovador: uma mesa redonda que ia ao ar às 2as. feiras à noite, das 22 as 23,30 horas: o Estação Futebol, pela Rede Vida de Televisão, que reunia segundo o seu apresentador “os melhores debatedores de futebol do país”.
Lembrando que a frase não era nenhum exagero do apresentador que, aliás, era eu.

O Estação Futebol tinha ao mesmo tempo: Orlando Duarte, Dalmo Pessoa e Juarez Soares e o ex-presidente Eduardo Farah, que havia deixado recentemente sua longa carreira de cartola e a cada programa contava histórias secretas dos bastidores do futebol, ansiosamente esperadas
pelo telespectadores.

Sempre um passo à frente, o “Estação Futebol” colocou pioneiramente o programa de TV, totalmente on Line. Era retransmitido ao vivo pelo FI e Artur veio compor a mesa destes craques da crônica esportiva, acompanhando ao vivo pela Internet todas as informações de todo o mundo e jogando no ar, as últimas notícias do esporte no globo terrestre. Isso no inicio dos anos 2000!

ACEISP E ABRACE
Sempre ao lado de Élcio Paiola e neste empreendimento de Sérgio Carvalho, Artur idealizou a Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo – a ACEISP. A entidade cresceu muito mais do que o previsto, Artur foi seu Vice-Presidente e depois Presidente.

Filiou-a como representante de São Paulo na ABRACE, onde também foi atuante até a eleição que venceu neste último final de semana, e teve ainda Sérgio Carvalho como seu Presidente no passado e vice-presidente da última gestão.

A sua chegada à presidência da ABRACE é, pois, resultado de um experiente caminho como dirigente da mesma. 
Seus planos apresentados no Congresso da entidade são basicamente direcionados a valorização dos cronistas esportivos de todo o pais.
E poderão ser acompanhados no site da entidade e aqui no FI.

Parabéns, Artur! Seu caminho é marcado por persistência e trabalho. Seu acesso, por voto, à presidência é mais do que merecido. 
 

 

Confira também: