Campineiro é eleito presidente da principal associação brasileira de cronista esportivo.

A ABRACE também é a principal entidade de cronistas esportivo da América Latina

Artur Eugênio Mathias rompe jejum de mais de três décadas sem um paulista na associação nacional

WhatsApp Image 2021 11 15 at 16.36.49

Campinas, SP, 15 (AFI) – A Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos, a ABRACE, definiu em Campinas, na última sexta-feira (12), sua nova diretoria para conduzir a entidade até 2025. O cronista esportivo, Artur Eugênio Mathias, que encabeçou a chapa ABRACE Forte, foi eleito por dez votos a nove e ao lado dos vice-presidentes Jair Oliveira e Antônio Coca fará a gestão associação.

Artur Eugênio é advogado, cronista esportivo desde 1979, quando começou atuar na Rádio Brasil de Campinas, idealizador e fundador do Portal Futebol Interior, fundador e atual presidente da Associação dos Cronistas Esportivo do Interior de São Paulo, a ACEISP, e agora terá a missão de resgatar os bons tempos vividos pela ABRACE.

“Sabemos que a ABRACE é um entidade muito forte. Mas nos últimos tempos ela se distanciou muito dos cronistas esportivos. Queremos valorizar os cronistas, fazer com eles sejam respeitados e também valorizar as entidades estaduais”, afirmou.

O evento, no Vitória Concept Hotel, em Campinas, idealizado pela ACEISP com apoio da ABRACE, além de contar com a eleição para o próximo quadriênio, também contou com diversas homenagens a nomes respeitados da crônica e do esporte.

Milton Neves, foi homenageado como maior cronista esportivo do Brasil nos últimos cinquenta anos, Dadá Maravilha, também marcou presença e foi homenageado, assim como o ex-meio-campo do Guarani, Zenon, e o ex-zagueiro Júlio César.

“É uma forma de resgatar grandes nomes do esporte. O Júlio César e o Zenon por serem representantes de nossa cidade e o Dadá Maravilha por tudo que fez por onde passou. O Milton Neves é um caso a parte, é o que mais valorizou a classe do cronista esportivo e revolucionou o rádio jornalismo no Brasil”, disse Artur.

Homenageados

WhatsApp Image 2021 11 15 at 17.04.18

Zenon, que após encerrar a carreira também migrou para a crônica esportiva, elogiou o novo momento da ABRACE e falou sobre as homenagens recebidas pelo fato de ser o melhor jogador de Campinas nos últimos cinquenta anos.

“Fiquei muito feliz com as homenagens que foram realizadas. Sei o quão é importante o trabalho da imprensa e, com toda certeza, a imprensa tem um papel preponderante nas carreiras dos atletas que foram homenageados nesta noite”, explicou.

Único atleta vinculado a um time de Campinas que disputou uma Copa do Mundo, o ex-zagueiro Júlio César comemorou o fato de ser lembrado pela crônica esportiva.

“Eu fico muito feliz de ter o nome lembrado por tantos jornalistas. Eu tive uma carreira sólida e a imprensa teve parte fundamental para que eu pudesse ser conhecido. Ainda mais nos tempos que joguei sem a internet, então fico muito agradecido por tudo que recebi aqui”, disse.

Já Milton Neves – agradeceu todos os representantes dos 19 estados presentes e falou sobre a importância do rádio em sua vida.

“Eu não fazia nada até os dezenove anos, o rádio salvou minha vida. Não tenha dúvida que a crônica esportiva me deu tudo que tenho hoje e sou grato a isso. Receber essa homenagem é como voltar lá no passado e agradecer o rádio por ter entrado na minha vida. Simplesmente obrigado”, exclamou.

“A ABRACE é uma entidade muito respeitada e muito tradicional. Ela está em ótimas mãos porque o Artur é muito dinâmico e saberá conduzi-la muito bem”, disse.

Nova Gestão

A nova gestão da ABRACE foi empossada e começou trabalhar de forma imediata para traçar os novos planos para o futuro da entidade. Ampliar a presença digital, valorizar e estreitar os laços com as entidades estaduais, entender as necessidades dos cronistas, são assuntos que fazem parte da pauta da nova diretoria.

Confira a nova diretoria

Artur Eugenio Mathias – Presidente São Paulo
Jair de Oliveira – 1º Vice Presidente – Espírito Santo
Antonio Coca – 2º Vice Presidente – Mato Grosso do Sul

Vice-presidentes Regionais
Norte
Carlos Brito – Amapá

Nordeste
João Camurça – Paraíba

Centro-Oeste
Lucimar Augusto – Goiás

Sudeste
Sérgio Carvalho – São Paulo

Sul
José Mira – Santa Catarina

Confira também: