Portuguesa encaminha acerto com zagueiro ex-Feyenoord para o Paulistão 2026
Lusa está perto de anunciar o experiente zagueiro Eric Botteghin, ex-Feyenoord e Ascoli, que vem treinando no Canindé e impressionou o departamento de performance.
São Paulo, SP, 10 (AFI) – A Portuguesa está próxima de oficializar um reforço de peso para o Paulistão 2026. O clube negocia a contratação do zagueiro Eric Botteghin, de 38 anos, que atuou por 15 temporadas no futebol europeu, com passagens por Feyenoord (Holanda) e Ascoli (Itália).
O defensor vem treinando há algumas semanas no centro de alta performance do Canindé, e sua regularização junto à Lusa deve ser confirmada nos próximos dias.
MODELO DE INTEGRAÇÃO E ANÁLISE FÍSICA
O vice-presidente de futebol da Portuguesa, Tadeu Oliveira Junior, explicou como Botteghin chegou ao clube e passou a ser avaliado pelo departamento de saúde e performance, comandado pelo Dr. Turíbio de Barros, referência na preparação física e na reabilitação esportiva.
“Na verdade, nós iniciamos, com o Dr. Turíbio de Barros, um processo muito similar ao que o Refis do São Paulo fazia — de proporcionar a alguns atletas a possibilidade de recuperação física e aeróbica junto ao centro de alta performance que estamos desenvolvendo na Portuguesa. Esse jogador chegou ao clube por esse canal”, contou o dirigente.
Durante o período de observação, o defensor impressionou pelos números obtidos em avaliações fisiológicas e pela rápida adaptação ao ambiente rubro-verde.
“Ele é um atleta que estava há 15 anos na Europa, com passagem vitoriosa pelo Feyenoord e também pelo futebol italiano. E vem trabalhando fisicamente em todas as áreas — fisioterapia, fisiologia — e os números dele agradaram muito. Percentual de gordura, desempenho físico, perfil europeu”, elogiou Tadeu.
EXPERIÊNCIA E LIDERANÇA
Além do bom desempenho físico, o dirigente destacou o comportamento profissional do zagueiro e o impacto positivo no grupo.
“Ele se identificou com o grupo, é uma referência para os mais jovens por ser mais experiente e ter um perfil europeu. É um atleta dedicado e muito focado na parte física. Ele teve uma recuperação rápida, tanto na questão aeróbica quanto no ganho de massa muscular”, completou.
A expectativa é que Eric Botteghin seja uma das referências defensivas da Portuguesa na próxima temporada, oferecendo experiência e liderança a um elenco que busca retomar estabilidade na elite do futebol paulista.
“Nas próximas semanas, podemos apresentá-lo como uma oportunidade de mercado e contratá-lo para compor o elenco da Lusa para 2026”, concluiu Tadeu.
Com a provável chegada do ex-Feyenoord, a Portuguesa reforça seu projeto de modernização e competitividade — unindo tradição, ciência esportiva e estratégia no mercado de transferências.






































































































































