Palmeiras faz uma festa merecida depois de 22 anos

Com todos os méritos. Foi disparado o melhor time do Campeonato Brasileiro

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

O torcedor do Palmeiras voltou a sorrir. Depois de vinte e dois anos seu time ganhou mais um Campeonato Brasileiro. Com todos os méritos. Foi disparado o melhor time do campeonato. Melhor ainda, é que o jogo que levou o Verdão ao título foi disputado na Allianz Arena. A festa ali foi muito mais bonita.

Mais de quarenta mil palmeirenses compareceram a Arena e outros tantos acompanharam nas ruas que cercam o moderno estádio do Palmeiras. Durante o jogo, que não foi fácil, o time de Cuca foi sempre melhor. Mereceu chegar ao final da partida com a vitória por 1 a 0, gol marcado por Fabiano, aos 26 minutos do primeiro tempo.

Depois disso outras oportunidades surgiram, mas o ataque verde não foi feliz nas conclusões. Não houve nenhum jogador do time que tenha decepcionado. Todos jogaram bem e fizeram sua parte.

Mas destaco Vitor Hugo, o veterano Zé Roberto (ainda em grande forma), Moisés (um jogador descoberto por Cuca), Roger Guedes, Thiago Santos e o goleiro Jailson, que entrou no lugar do veterano Prass, que se machucou, e deu conta do recado.

Gabriel Jesus conquistou seu primeiro brasileiro. Agora vai defender o Manchester City da Inglaterra. Cuca também pode sair, o que seria lamentável. O Palmeiras vai precisar dele no ano que vem. Quem levantou a taça foi Dudu, o capitão do time neste jogo. A emoção foi grande. Boa parte dos jogadores não conseguiu conter as lágrimas. Os torcedores, nem se fala.

A festa foi maravilhosa. O Palmeiras é um grande campeão. Um campeão de fato e de direito. Nossos cumprimentos aos seus jogadores, ao treinador e comissão técnica, à diretoria e aos torcedores. Todos trabalharam duro e mereceram essa conquista. Foi o nono título brasileiro do Palmeiras. É para comemorar por muito tempo. Um título de ouro!!!

C * U * R * T * A * S

* A CAMPANHA do Palmeiras foi fantástica. Em trinta e sete jogos ganhou vinte e três. Empatou oito e só perdeu seis. Uma campanha incrível. Marcou 60 gols (segundo melhor ataque do campeonato) e sofreu 31. Saldo positivo de 29 gols. Exceto no que se refere ao ataque, o Verdão foi melhor em tudo. Ninguém pode falar em injustiça.

* NO FINAL da partida houve entrega de troféu ao campeão e medalhas aos jogadores do Palmeiras. Uma festa completa. Torcedores não quiseram perder um detalhe. Todos permaneceram na Arena até o final de tudo. Gabriel Jesus fez uma despedida especial através de um microfone e foi aplaudido de pé pela torcida presente.

* PAULO Nobre que foi o grande responsável por essa conquista, passou momentos especiais dentro do gramado. Abraçou todo mundo. Em especial o técnico Cuca, a quem agradeceu pelo título. Também Gabriel Jesus foi abraçado com muito carinho pelo presidente. Paulo Nobre deixa o cargo e será substituído por Mauricio Gagliotte.

* CENTRO avante Alecsandro, que chegou a ficar suspenso injustamente por doping, estava muito feliz e emocionado. Ele conta que seu pai já havia sido campeão brasileiro e que seu irmão tinha sido tricampeão pelo São Paulo. Só ele não tinha esse título. A partir de ontem, no entanto, ele pode dizer que é campeão brasileiro.

* O SÃO PAULO venceu o Atlético Mineiro em BH na tarde de domingo por 2 a 1. Uma vitória sofrida mas justa. Maicon e Gilberto fizeram os gols do tricolor. Exibição do time comandado por Pintado foi irregular. Teve bons e maus momentos. Com os três pontos o Tricolor pode até conseguir vaga na Copa Sul Americana. Chance é boa.

* CUEVAS foi o melhor do time. Maicon também jogou muito e fez um golaço de falta. Os dois garotos David Neres e Luiz Araújo não jogaram o que podem. A vitória demonstra que um dos problemas do São Paulo era mesmo o técnico Ricardo Gomes. Com ele o time não produzia o esperado. Dessa vez, a produção foi bem melhor.

* IMPORTANTE dizer que o Galo mineiro jogou com seu time reserva. Intenção foi poupar o time titular para o jogo decisivo da próxima quarta feira, contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. Ainda assim, o Atlético teve bons momentos e ameaçou até vencer a partida. Seus garotos, apoiados por Fred, correram demais.

* PARA ROGÉRIO Ceni, que assume o São Paulo a partir dessa terça feira, foi uma boa oportunidade de saber com que jogadores poderá contar. Alguns foram bem. Outros deixaram a desejar. O goleiro Roger machucou um dos dedos e deixou o campo para entrada de Denis. Roger foi culpado no lance que deu o gol ao Atlético.

* O SANTOS foi um fracasso no jogo disputado contra o Flamengo. Seu time foi engolido pelo adversário e perdeu Nem os jogadores mais experientes conseguiram produzir o que sabe. Com a derrota por 2 a 0, o Peixão perdeu a vice liderança para o Mengão. Ainda assim continua entre os três melhores times do campeonato.

* TIME RUBRO negro atingiu seu objetivo com méritos. Depois de ficar distante da possibilidade de ganhar o título, o Flamengo priorizou a briga pela liderança. E foi feliz. Ao ganhar do Peixe assumiu a vice liderança com 70 pontos contra 68 do Santos. A exibição do Peixe no Rio foi inexplicável. Um de seus piores jogos no Brasileirão.

* OUTROS resultados da trigésima sétima rodada do Brasileirão. Internacional 1 x Cruzeiro 0. Figueirense 1 x Fluminense 0 . Santa Cruz 5 x Grêmio 1.Coritiba e Vitória jogam nesta segunda feira. Como o Inter venceu, igualou o número de pontos do Vitória. Se o time baiano ganhar hoje, fica novamente 3 pontos à frente do Colorado.

* NESTE caso, a decisão para saber quem continua na série A e quem cai ficará adiada para a última rodada que será disputada no próximo final de semana. Vejam os jogos: Domingo - Vitória x Palmeiras. Fluminense x Inter. São Paulo x Santa Cruz. Santos x América MG. Cruzeiro x Corinthians. Grêmio Portoalegrense x Botafogo.

* O ATLÉTICO Paranaense enfrenta o Flamengo. A Chapecoense encara o Atlético MG. A Ponte Preta pega o Coritiba e o Sport encara o Figueirense, que já caiu. Esta será a trigésima oitava rodada do campeonato. A última. Falta apenas decidir uma vaga entre os rebaixados (Vitória ou Inter). E duas para o G6. A briga vai ser boa.

* NO MOMENTO o G6 conta com o Palmeiras campeão e com 77 pontos. O Flamengo tem 70. O Santos, 68. O Atlético MG, 62. O Atlético PR, 56. O Botafogo também 56. O Corinthians tem 55 e ainda sonha em ficar entre os seis primeiros. Na Z4 estão Internacional com 42. Figueirense com 37. Santa Cruz com 31. América MG, 28.

* O VITÓRIA venceu o Coritiba nesta segunda, e foi a 45 pontos. Ficará três à frente do Inter. Na rodada final o Vitória encara o Palmeiras, já campeão e Inter pega o Fluminense, no Rio. Ou seja. O time baiano leva a vantagem de jogar a última partida em casa. Já o Colorado gaúcho joga fora. Ainda assim, a briga é bem igual.

* EXIBIÇÃO do Corinthians no sábado à noite, no Itaquerão, foi decepcionante. O time correu, se esforçou, mas o futebol exibido por seus jogadores foi muito ruim. Exatamente por isso o gol não saiu e o empate sem gols no final da partida se confirmou. O Atlético esteve bem fechado e atingiu seu objetivo que era o empate.

* NÃO há destaques a se fazer neste jogo pelo lado corintiano. Talvez Rodriguinho tenha sido o mais lúcido, mas, ainda assim, não brilhou como o esperado. Os demais jogaram abaixo do exigido e Romero foi o maior exemplo de como o time estava mal. O uruguaio não acertou uma conclusão. Foi apenas um número dentro de campo.

* A TORCIDA corintiana vaiou a equipe quando deixou o gramado. Em especial o técnico Oswaldo de Oliveira que, desde sua contratação, não conseguiu ainda arrumar o time. Lógico que o elenco é limitado, mas esperava-se mais do treinador. Ele não merece continuar por muito mais tempo no cargo. Na virada do ano deve cair fora.

* COM o resultado, o Furacão ficou um pouco mais perto da classificação para a Libertadores. O Corinthians se complicou totalmente. Só um milagre conseguirá coloca-lo na próxima Copa. Eu não acredito. O Corinthians de hoje é um dos piores dos últimos dez anos. As contratações não deram certo. `Será preciso reformar parte do elenco.

* OUTROS resultados do sábado. O Botafogo carioca só empatou com a Ponte Preta lá no Rio em 1 a 1. Resultado não foi bom para o time da Estrela Solitária porque não avançou na tabela de classificação e pode perder a vaga para a Libertadores no último jogo do ano, contra o Grêmio, lá em Porto Alegre. Para a Macaca foi bom resultado.

* O AMÉRICA MG empatou em 2 a 2 com o Sport Recife em BH. Clube mineiro já caiu e apenas cumpre tabela. No ano que vem estará na série B do Brasileirão. Já o Sport não está bem classificado mas pelo menos parece definitivamente salvo do rebaixamento. Será o único clube pernambucano a continuar na série A do campeonato.

* A SÉRIE B terminou no último final de semana. Estão garantidos na serie B do ano que vem, o Atlético Goiás que foi o grande campeão da competição. O Avaí ficou em segundo lugar. O Vasco da Gama, ao ganhar do Ceará, no Maracanã por 2 a 1, foi o terceiro colocado. E o Bahia que perdeu para o Atlético em Goiânia foi o quarto.

* O NÁUTICO até teve a chance de se classificar mas negou fogo diante do Oeste, sábado, no Recife. O Oeste, por sua vez, salvou-se em cima da hora e não foi rebaixado ao vencer o Náutico e distanciar-se do Joinville que o perseguia. Caíram para a série B o Joinville, o Tupi, o Bragantino e o Sampaio Correa que foi o pior da competição.

* NA PRÓXIMA quarta feira será decidido o título da Copa do Brasil 2016. Jogam em Porto Alegre, Grêmio x Atlético Mineiro. No jogo de ida o Tricolor gaúcho venceu por 3 a 1 com competência. Agora, em seu estádio, tem tudo para confirmar o resultado e levantar o troféu de campeão. Neste caso também se garante da Libertadores 2017.

* PELO que vi no primeiro jogo, acredito em nova vitória do Grêmio que mostrou ser muito mais time. Já o Atlético, mesmo tendo afastado o técnico Marcelo Oliveira, não nos parece em condições técnicas e psicológicas de reverter a vantagem gremista. Pode até complicar o Grêmio, mas vence-lo me parece tarefa quase impossível.

* OUTRO time brasileiro que disputa uma final nesta semana é a Chapecoense. Ela enfrenta o perigoso Atlético Nacional, lá no Equador. Não será fácil ganhar lá. Mas há possibilidade de um empate, que deixaria a decisão para o Brasil na próxima semana. O segundo jogo será em Curitiba, no Couto Pereira, quarta feira, dia 7 de dezembro.

* EM TESE, o Atlético tem mais currículo e bagagem do que a Chapecoense. Time equatoriano tem vencido finais Sul Americanas com competência. Em casa é quase imbatível. Mas se o time de Chapecó segurar o empate, as coisas ficarão bem situadas para seu time que no Brasil tem condições técnicas para vencer e ser o campeão.

* ROGÉRIO Ceni será apresentado à imprensa como novo técnico do São Paulo nesta terça feira, no Morumbi. Ele já tem um projeto para o ano que vem e só espera o momento certo para definir quais serão seus auxiliares. Também vai definir quem fica no elenco e quais os reforços que o clube deveria contratar para a próxima temporada.

* ATENÇÃO amigos da crônica esportiva do interior paulista. Chegou a hora. Você já pode pedir sua credencial da ACEISP - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo para a temporada 2017. No momento cada credencial custa noventa reais. Se deixar para janeiro o custo aumenta pra 120 reais cada uma.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos