Palmeiras está pronto para levantar a taça do Brasileiro

Quer vencer a boa equipe da Chapecoense na tarde deste domingo, na Allianz Arena, e levantar a taça de legitimo campeão brasileiro

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

São Paulo, SP, 24 (AFI) - O Palmeiras não quer mais saber de adiamento. Quer vencer a boa equipe da Chapecoense na tarde deste domingo, na Allianz Arena, e levantar a taça de legitimo campeão brasileiro da temporada no final da partida. A chance de vitória é boa, apesar da indiscutível qualidade técnica do adversário.

Dudu virou capitão do Palmeiras e vai levantar a taça
Dudu virou capitão do Palmeiras e vai levantar a taça
Mas o Verdão está bem preparado, com sua auto estima em alta e certamente não vai deixar escapar essa oportunidade de fazer a festa do título em seu estádio. Para chegar lá, bastaria um empate diante do time de Chapecó, mas Cuca e seus jogadores querem mesmo é uma grande vitória, que iria super valorizar a conquista verde em seu penúltimo jogo oficial na temporada 2016.

Há ainda a possibilidade remota do Palmeiras perder para a Chapecoense e o Santos também tropeçar diante do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Neste caso o título ficaria nas mãos do Palmeiras que tem seis pontos de vantagem sobre seu rival e chegaria a última rodada com essa mesma diferença.

Em razão da importância desse jogo, a Allianz Arena deve receber público total. Não vai sobrar um só lugar no estádio nesta super decisão de domingo. É jogo para ser assistido por quem gosta de futebol. Se possível no estádio, mas também vale assisti-lo pela televisão.

O espetáculo promete e os dois times estão em alta. É um jogo imperdível seja acomodado na arquibancada da fantástica Arena palmeirense, seja à frente de seu televisor. Um jogo que, pelas suas características, será histórico para o clube e para todos aqueles que torcem por suas cores.

Não deixe de vê-lo!!!

C * U * R * T * A * S

* O OUTRO jogo mais importante desta que será a penúltima rodada do Brasileirão 2016, será disputado no Rio. O Flamengo vai receber o Santos numa partida em que só o time da Vila tem algum interesse. É que, se vencer o Mengão e o Palmeiras tropeçar na sua Arena, o Peixe ficará a apenas três pontos de seu rival no final do dia.

* O FLAMENGO já não tem nenhuma chance de ser campeão. Vai cumprir tabela mas seu técnico e seus jogadores falam em pelo menos ganhar o título simbólico de vice campeão brasileiro, que irá valorizar a campanha rubro negra. É jogo igual, sem favorito, que certamente vai agradar quem assisti-lo. Vai sobrar emoção até o fim do jogo.

* AINDA no domingo, o Atlético Mineiro recebe o São Paulo em BH. Galo não tem mais chance de título mas quer manter-se entre os primeiros colocados para disputar a melhor fase da Copa Libertadores. O São Paulo está em fase de muita oscilação. Pode até acertar uma boa exibição, mas o normal é que seja derrotado nesta partida. Vai ser dirigido por Pintado, como interino.

QUEDA NO TRICOLOR

* A ERA Ricardo Gomes acabou. Presidente Leco, do São Paulo, pretendia manter Ricardo para a próxima temporada. Mas o treinador estava desgastado e ganhou um bilhete azul da diretoria tricolor. Alias, em minha opinião, Ricardo está superado como técnico. Rogério Ceni confirmado.

* RICARDO Gomes foi demitido e o São Paulo acertou com o Rogério Ceni. Acho precipitado. Ceni foi um grande jogador, um grande goleiro, um mito. Mas está longe de ser o técnico ideal para o São Paulo. Ele precisava trabalhar antes em outros clubes de menor importância. Não boto fé no seu sucesso como técnico do Tricolor.

* PARA reforçar minha tese de que Ricardo Gomes era um treinador fraco. Em dezoito jogos só ganhou seis. Um absurdo. Falta total de competência. Chegou a perder sete jogos, alguns dos quais, dentro do Morumbi. Grande figura humana, mas um profissional que não serve para grandes clubes. Além disso, é um técnico doente.

* SÃO PAULO, por sinal, ameaça uma limpeza geral no elenco. Muita gente vai sair. O primeiro dele porque não tem jogado nada e ganha muito, é Michel Bastos. Diretoria corre atrás de um goleiro e um bom centroavante. Para esta posição um dos nomes preferidos é o de Ricardo Oliveira que, pelo visto, vai mesmo deixar o Santos.

PELO BRASILEIRÃO

* EM PORTO Alegre um jogo tenso e preocupante para o Internacional. O Colorado gaúcho enfrenta o Cruzeiro, numa partida em que só a vitória lhe interessa. Se não conseguir, poderá dar adeus a Série A e começar a preparar-se para disputar a Série B em 2017. Para ser sincero, o Inter está muito mal e tem tudo para ser rebaixado.

* COMPLETAM a rodada no domingo, Figueirense x Fluminense e Santa Cruz x Grêmio. O Figueira já está rebaixado e dificilmente ganha do Flu. Já o Grêmio está em boa fase novamente e tem tudo para derrubar o Santa mesmo lá no Recife. O Santa, por sinal, já caiu. Na próxima temporada vai disputar mais uma vez a Série B brasileira.

Paulo André: homenageado pelo Atlético-PR
Paulo André: homenageado pelo Atlético-PR
* BOM LEMBRAR que no sábado seis clubes vão jogar pela Série A. O jogo mais importante vai colocar frente a frente, Corinthians x Atlético Paranaense. Os dois tem chances de entrar no G6 que dá acesso à Libertadores. Por isso, ambos vão se dedicar muito em busca da vitória. Para o Atlético o empate já seria um bom negócio.

* NO SEU último jogo pelo Brasileiro o Corinthians venceu o Internacional, segunda feira passada, no Itaquerão. O placar final foi 1 a 0, gol de Marlone, em cobrança de pênalti não existente. A exibição corintiana foi muito fraca. Isso nos leva a crer que o chamado Furacão paranaense tem boas chances de vencer esse jogo em Itaquera.

* AINDA no sábado vão jogar Botafogo x Ponte Preta e América MG x Sport. A Macaca deve fazer um jogo bem equilibrado com o Botafogo, pois os dois times se equivalem. Já o Sport me parece em melhor situação que o América de Minas. Mas como o jogo será em BH, as coisas se equilibram e qualquer resultado é válido.

* PARA completar essa que será a trigésima sétima rodada do campeonato, vão jogar na segunda feira que vem, Coritiba x Vitória. Um jogo que será muito importante para o time baiano que, se vencer, poderá garantir sua presença na Série A do Brasileirão de 2017. O Coritiba, por sua vez, cumpre tabela. Não tem mais ambições este ano.

* ANTES desses jogos o G6 está com o Palmeiras em primeiro lugar com 74 pontos. O Santos tem 68. O Flamengo, 67. O Atlético MG, 62. O Atlético PR, 55. E o Botafogo carioca, também 55. No Z-4 estão Internacional com 39 pontos, Figueirense com 34, Santa Cruz com 28 e América MG com 27. Esses três últimos já caíram.

FINAL DA SÉRIE B

* A SÉRIE B chega ao seu final nesta semana. Já na sexta feira jogam Paraná x Tupi, Paysandu x Criciúma. No sábado, Vasco da Gama x Ceará, Atlético GO x Bahia, Náutico x Oeste, Joinville x Vila Nova, CRB x Luverdense, Avaí x Brasil e Bragantino x Londrina. Melhor jogo será no Rio entre o Vasco e o Ceará no Maracanã.

* NESTE jogo o time de São Januário vai precisar mais do que nunca da vitória., Caso contrário pode não conseguir a ascensão para a série A do ano que vem. O Náutico precisa vencer o Oeste, que me parece fácil, e esperar um tropeço do Vasco. Neste caso seria o time pernambucano que ganhara uma vaga na série A do ano que vem.

* NA PARTE baixa da tabela, o Joinville enfrenta o Vila Nova com boa chance de vencer. Se o fizer e o Oeste perder para o Náutico, o que será normal, seu time continua na série B enquanto o Oeste vai para a série C. Lembramos que Bragantino, Tupi e Sampaio Correa já caíram e disputarão a Série C em 2017. Decepção completa.

ENCRENCA E DE SAÍDA

Sanchez com problemas à vista com a Justiça
Sanchez com problemas à vista com a Justiça
* ANDRES Sanchez, ex presidente do Corinthians, que já tinha problema sério com a Justiça e Receita Federal por tentar enganar o Fisco (está sendo cobrado em cem milhões de reais) agora foi indiciado outra vez por fazer a mesma coisa em empresa que tem com alguns parentes em fábrica de papelão. Esse é mesmo uma encrenca.

* CUCA pode estar no rush final de seu trabalho no Palmeiras. Ele tem propostas do Exterior e parece disposto a seguir esse caminho. Numa dessas a diretoria Verde vai precisar tomar cuidado para contratar o substituto. Precisa ter um perfil parecido com o de Cuca ou todo o trabalho bem feito deste ano será jogado na lata do lixo.

CANINDÉ, CHAPECÓ E GRÊMIO

* FIQUEI feliz com o fato do estádio da Portuguesa não ter sido leiloado. Cabe a seus dirigentes agora apressar o tombamento do terreno para que a Lusa não sofra mais com a ameaça de perder seu patrimônio. Se perder o estádio, a Lusa vai para o fundo do poço e pode até parar com o futebol. O que, convenhamos, seria lamentável.

* CHAPECOENSE empatou com o San Lorenzo e ganhou vaga na grande final da Copa Sul Americana. Um grande feito para o time de Chapecó. E o que é melhor: classificou-se com méritos. Agora pega Cerro ou Atlético Nacional na grande final. Chance de que levante o caneco é grande. Time está em grande fase técnica.

* GREMIO passou por cima do Atlético Mineiro sem dó nem piedade. Dentro do Mineirão deu um passeio em seu rival. Agora vamos para o segundo jogo que será em Porto Alegre. O Galo pode até dificultar, mas não me parece em condições de reverter a vantagem gremista. O caneco vai para o tricolor gaúcho do arrogante Renato.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos