Sérgio Carvalho: Ricardo Gomes vai levar o São Paulo ao descenso no Brasileiro

Ricardo Gomes é mesmo um treinador medíocre. Em doze jogos no comando do São Paulo ele só ganhou três

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

Ricardo Gomes é mesmo um treinador medíocre. Em doze jogos no comando do São Paulo ele só ganhou três. Os demais ou perdeu ou empatou., Mais perdeu do que empatou. Mas não é só isso. Ele não tem esquema tático. É muito defensivo. Não tem ousadia. E não sabe preparar seu time de forma a acertar mais em suas jogadas ofensivas.

No jogo desta quinta-feira contra o Santos, no Pacaembu, o São Paulo voltou a apresentar falhas. Tomou um gol ridículo de contra ataque (deixaram Copete sozinho na ponta esquerda) que teve participação direta do goleiro Denis que, mais uma vez, enterrou seu time.

Ricardo Gomes cai ou o São Paulo desce para a Série B
Ricardo Gomes cai ou o São Paulo desce para a Série B

Na defesa as coisas foram bem não por causa do bom futebol do São Paulo. Mas porque o Santos esteve mais interessado em segurar o resultado. No meio campo não houve criatividade até a entrada de Cuevas, no segundo tempo.

O peruano deu mais movimentação ao setor mas, ainda assim, as dificuldades do São Paulo para arrematar contra o gol do Santos foram enormes.

E mais. Gomes escalou mal seu time.

Colocou Carlinhos no meio campo, um jogador que não tem qualidade para ser titular do time. Insistiu com Chaves que joga mal e perde chances claras de gol. Colocou Kelvin no ataque para não fazer nada.

E manteve um meio campo defensivo, quando o São Paulo precisava vencer. Ou seja. Ficou provado que Ricardo Gomes não dá mais. Com ele no comando, o São Paulo tem tudo para ser rebaixado. só não entendo por que a diretoria do clube ainda não o mandou embora.

Uma lástima!!!!

C * U * R * T * A * S

* O RESULTADO do clássico no Pacaembu foi justo. O Santos jogou com maior objetividade, apesar de ter entrado em campo para ganhar um ponto. Acabou ficando com os três por competência sua. Soube contra atacar e fazer o gol que precisava. Depois só administrou o resultado e conseguiu segurar o incompetente São Paulo até o fim.

*NO TRICOLOR destaque para poucos. Maicon manteve o nível mas Rodrigo Caio oscilou. Nas laterais Buffarini teve atuação regular e Mena fez o feijão com arroz. Hudson só marca e não cria nada. Não merece ser titular do time. Thiago Mendes corre muito mas produz pouco. Cuevas, que entrou no segundo tempo foi um dos destaques.

* NA FRENTE, Kelvin e Chaves fizeram número. Não tem talento para jogar num grande clube. Kelvin só cisca. Chaves, nem isso. Ele perdeu um gol feito no segundo tempo por total falta de competência. Assim, com técnico ruim e poucos jogadores de qualidade, só um milagre vai salvar o São Paulo do rebaixamento neste ano.

Palmeiras decepcionou em Araraquara
Palmeiras decepcionou em Araraquara
* NO SANTOS Renato foi o melhor. Na zaga todos tiveram atuação impecável. No meio campo o badalado Lucas Lima não jogou nada. Ricardo Oliveira também jogou um futebol decepcionante. Copete valeu pelo esforço e pelo gol. Torcida tricolor apoiou o time. Mais de trinta mil pessoas foram ao Pacaembu. A decepção no fim foi grande.

* O PALMEIRAS também foi decepcionante em Araraquara. Não conseguiu vencer o bloqueio defensivo do Cruzeiro que entrou em campo para empatar e conseguiu. Placar final foi empate sem gols, uma decepção para o torcedor palmeirense. Nível técnico do jogo foi fraco. O Palmeiras só jogou o que sabe na defesa. O resto oscilou demais.

* GABRIEL Jesus decepcionou. Lutou demais mas pouco fez de objetivo. Também Dudu pouco fez. Em razão disso, o Palmeiras não fez gols e perdeu dois pontos importantes. Agora ele tem 61 pontos enquanto o Flamengo que venceu o Fluminense, chegou aos 60. Diferença do líder para o vice encurtou bastante. Apenas um ponto.

Vitória para aliviar a pressão em cima dos corintianos
Vitória para aliviar a pressão em cima dos corintianos

* DEPOIS de seis jogos sem vencer e quatro sem fazer gols o Corinthians desencantou. Bateu o Santa Cruz, no Recife, por 4 a 2 e passou a respirar mais aliviado. Agora dá até para sonhar com uma vaga na Libertadores do ano que vem. Paralelamente, o Santa Cruz cada vez mais se enterra. Tudo indica, vai ser um dos rebaixados.

* O JOGO da Arena Pantanal foi movimentado. O Santa começou melhor. O Corinthians reagiu e passou a dominar a partida. Guilherme fez dois, Marlone e Lucca completaram. Grafite e Keno marcaram pelo Santa. Resultado mais do que justo. Marlone, Valter e Guilherme foram os melhores do Timão. O jovem Keno foi destaque do Santa.

Oliveira deixou o sport na beira do rebaixamento
Oliveira deixou o sport na beira do rebaixamento
* OSWALDO de Oliveira foi o nome escolhido pela diretoria para comandar o futebol do Corinthians a partir deste final de semana. Ele estava no Sport e acabou por aceitar a proposta para voltar ao Parque São Jorge onde já esteve anos atrás com bom aproveitamento. Foi inclusive campeão do mundo no mundial disputado em nosso País.

* NAQUELA época Oswaldo era uma novidade e estava mais atualizado em relação ao futebol. De lá para cá, passou por uma porção de equipes e na maioria não fez bom trabalho. No Palmeiras, onde esteve recentemente, foi mandado embora por incompetência. No Sport, seu último trabalho, estava levando o clube ao rebaixamento.

* ALÉM DISSO, na época em que esteve no Corinthians, o elenco era muito melhor. Hoje, ao contrário, faltam bons jogadores e, a possibilidade de que o trabalho seja um sucesso é infinitamente menor. Por isso, condeno a contratação de Osvaldo e aposto que como ocorreu nos últimos clubes que dirigiu, sua chance de sucesso é nula.

* E NÃO SOU só eu que pensa dessa forma. Na internet a Fiel está chiando muito (com raras exceções). Na atual diretoria do Corinthians, ninguém gostou da contratação, mas como o regime é presidencialista, todo mundo foi obrigado a aceitar. Oswaldo chega neste final de semana ao clube. Assume e já dirige o time no final desta semana.

Diego é ponto de equilíbrio no Flamengo
Diego é ponto de equilíbrio no Flamengo

* OUTROS jogos deste meio de semana pelo Brasileirão. Coritiba 0 x Figueirense 0. Botafogo 1 x Internacional 0. Atlético Mineiro 3 x América MG 0. Ponte Preta 2 x Vitória 0. Fluminense 1 x Flamengo 2. Grêmio 1 x Atlético Paranaense 0. O G6 tem o Palmeiras em primeiro com 61 pontos ganhos. O Flamengo é segundo com 60.

* O ATLÉTICO MG tem 56, o Santos tem 54, o Botafogo 47 e o Fluminense 46. Na Z4 estão Inter com 33, Figueirense com 32, Santa Cruz com 23 e o América MG com 21. Esta foi a trigésima rodada do campeonato. Agora faltam oito para chegar ao final. Palmeiras é o favorito ao título. Santa Cruz e América MG estão perto da degola.

* O CAMPEONATO terá sequência no final desta semana. Os jogos: Domingo - Botafogo x Atlético Mineiro. Cruzeiro x Chapecoense. Internacional x Flamengo. Atlético PR x Coritiba. Figueirense x Palmeiras. Corinthians x América MG. Ponte Preta x Santa Cruz. Santos x Grêmio. Sport x Vitória e, na segunda, Flu x São Paulo.

* O GALO Mineiro certamente vai passar apertado contra o Botafogo lá no Rio. Chance de vitória do Bota é grande. O Inter precisa vencer o Mengão para não se afundar ainda mais no campeonato. Um bom clássico em Curitiba. Favoritismo do Atlético. O Palmeiras vai sofrer mas deve vencer o Figueirense lá em Florianópolis.

* TIMÃO tem um adversário bastante fraco. Deve vencer fácil. A Ponte também é favorita diante do Santa. O Santos, na Vila, dificilmente vai perder pontos para o Grêmio.

* O Sport está muito mal. Numa dessas, perde para o Vitória, que está em fase superior. Já Flu e São Paulo é jogo duro para os dois. O Flu leva algum favoritismo.

São Paulo não é nem em sonho o exemplo do passado
São Paulo não é nem em sonho o exemplo do passado

* NO SÃO PAULO há uma briga pela reforma dos estatutos. As mudanças prometem ser drásticas. Paralelamente, a briga para ser presidente aumenta. Nos próximos dias devem ser oficializadas as chapas que vão concorrer. Leco, atual presidente, quer ficar. Do outro lado há ainda muitas divergências sobre o candidato da Oposição.

* SANTOS promete contratar Keno, do Sport. Quer trazê-lo para a Vila com contrato para quatro anos. Trata-se de um bom jogador que certamente vai vingar na Vila. Quanto ao novo estádio, as conversações continuam. Tudo indica, ele vai sair do papel. Também há a possibilidade do Santos assumir a administração do Pacaembu.

* NA PORTUGUESA o presidente e o vice renunciaram. Conselho estuda uma fórmula de resolver o problema a curto prazo. Enquanto isso, a tentativa de fazer o tombamento do Canindé continua forte. Se isso for viabilizado, a Lusa não mais perderá seu estádio. A partir daí, ordem é recuperar o clube em todas as suas frentes.

* O VASCO da Gama perdeu a liderança da série B e, neste fim de semana, vai tentar recuperar essa posição diante do CRB, uma das forças deste campeonato. Como o jogo será no Rio, o time da Cruz de Malta leva algum favoritismo. Mas é bom lembrar que o CRB é forte, também quer vaga na Série A e vai dar muito trabalho ao Vasco.

* ESSE JOGO será no sábado. Antes disso, jogam Atlético GO x Paysandu, Bahia x Brasil, ambos na sexta feira. No sábado jogam Goiás x Vila Nova, Avaí x Tupi, Joinville x Paraná, Náutico x Ceará e Londrina x Luverdense. Nesse momento o G4 conta com Atlético GO que tem 55 pontos ganhos. O Vasco vem em seguida com 54.

* O NAUTICO, de Givanildo, cresceu muito no campeonato e vai receber o Ceará, outra equipe de boa estrutura. Um jogo bem difícil para os dois. Finalmente, em Londrina, o time da casa recebe o Luverdense. Jogo igual, equilibrado. Esta será a décima primeira rodada do Brasileirão da série B. Os quatro primeiros colocados vão subir.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos