Verdão ganha clássico no Itaquerão e derruba o técnico Cristovão no Corinthians

O Palmeiras está sobrando. É mesmo o melhor time do Campeonato Brasileiro nesse momento.

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

O Palmeiras está sobrando. É mesmo o melhor time do Campeonato Brasileiro nesse momento. A prova disso foi a vitória justa e merecida que seu time conseguiu no estádio de seu arquirival, na tarde de sábado, por 2 a 0 (fora o grande número de oportunidades perdidas).

O Verdão foi muito superior ao rival. Mandou nos dois tempos de jogo e não deu muita chance de gols ao adversário. Com a vitória manteve a liderança isolada e afastou ainda mais o Corinthians da briga pelo título e de uma classificação para a Libertadores 2017.

Palmeiras até fez graça e dentro do Itaquerão
Palmeiras até fez graça e dentro do Itaquerão

Todo o time verde jogou bem. Cada um deu conta de seu recado e ainda ajudou o companheiro em dificuldade. Do goleiro Jailson ao ponta Leandro, todos foram muito bem. Já no Corinthians, vários jogadores comprometeram.

A começar pelos zagueiros Léo e Vilson, passando pelos meio campistas Cristian e pelos atacantes Gustavo e Lucca.

A produção do alvinegro não foi boa. Poucos jogadores se salvaram. Casos de Marlone e Camacho. Os gols foram marcados por Moisés, logo aos quatro minutos do primeiro tempo e Mina, aos 31 do segundo.

O ataque verde ainda perdeu pelo menos duas grandes chances de gol frente a frente com Cássio.

Isso prova que o placar poderia ter sido mais elástico .Terminado o jogo, muitas vaias para o técnico Cristovão Borges e para o presidente Roberto Andrade. Nos vestiários, Roberto disse que conversou com Cristovão e o demitiu. Atitude correta. Alias, acho até que Cristovão jamais deveria ter sido contratado.

Eu disse isso quando ele chegou em junho ao Corinthians. E, durante os quase três meses de trabalho ele confirmou. É mesmo um técnico mediano, indigno de dirigir um grande clube como o alvinegro paulista. Pena que a fraca diretoria do Corinthians preferiu perder tempo e dinheiro ao contratá-lo. Ela é a maior culpada!!!

C * U * R * T * A * S

* NÃO SÓ Cristovão era fraco. O elenco corintiano também é. Faltam jogadores de melhor nível na equipe. Alguns nem deveriam estar lá. Casos de Vilson, Leo, Cristian e Lucca. Os outros também são limitados e não vão conseguir segurar o Corinthians entre os quatro primeiros do campeonato. Tudo indica a diretoria perdeu o rumo.

Falta competência para Roberto Andrade tocar o futebol do Timão
Falta competência para Roberto Andrade tocar o futebol do Timão

* PRESIDENTE do Corinthians Roberto Andrade provou toda sua incompetência ao lidar com o desgaste do técnico Cristovão. Ele mostrou indecisão e mentiu depois do último jogo do Timão antes da partida contra o Palmeiras. Na oportunidade ele garantiu que Cristovão não sairia. No jogo seguinte, demitiu o treinador. Uma lástima.

* COMO O presidente, também o diretor de futebol adjunto Eduardo Ferreira, convocou entrevista com a imprensa e disse antes do clássico diante do Verdão que o treinador estaria garantido até o final do ano. Após o clássico, ele acompanhou Roberto Andrade na entrevista e concordou com o presidente que demitiu o técnico.

* JÁ NO PALMEIRAS o clima não podia ser melhor. Verdão é líder, tem jogado um bom futebol e tem jogadores de sobra para possíveis substituições feitas pelo seu treinador. Este, por sinal, achou a escalação ideal. Tem um time base e o altera conforme as necessidades. O Flamengo ainda aperta,. mas acho que o Verdão chega.

* SÃO PAULO não conseguiu quebrar um tabu de 34 anos em que seu time não vence o Atlético Paranaense dentro da moderna Arena do Furacão. No jogo de domingo à tarde o time dirigido por Ricardo Gomes até chegou perto de pelo menos empatar em Curitiba. Mas numa falha grotesca de Denis, o Atlético marcou e ganhou o jogo.

* NIVEL DA partida não foi dos melhores. O Tricolor marcou bem e cuidou mais da defesa do que do ataque. Ainda assim crio algumas oportunidades para marcar. Problema da falta de pontaria prevaleceu neste momento. Poucas vezes o goleiro do Atlético foi obrigado a fazer defesas difíceis. Geralmente foram bolas fáceis.

* O ATLÉTICO também não esteve bem. Seu gol no final do segundo tempo foi "achado". Acho até que o resultado justo para essa partida seria um empate sem gols. Nenhum dos dois clubes merecia vencer. Mas na falha de Denis, o Atlético chegou lá. O São Paulo estacionou nos trinta e quatro pontos.Passou da hora de reagir.

* ENTRE os jogadores que defenderam o São Paulo, destaque para Maicon, um zagueiro de enorme competência. No final do jogo ele se machucou. Foi só ele sair e o São Paulo levou o gol. Mena jogou uma grande partida assim como Buffarini. Thiago Mendes jogou muito. Mas Hudson esteve bem abaixo do normal. Errou muitos passos.

* KELVIN teve altos e baixos. Chaves lutou mas não produziu o esperado. Cuevas jogou bem. Fez passes medidos, dribles eficientes e até arrematou. Wesley, que jogou no meio campo teve atuação aceitável. Correu demais. No segundo tempo Michel Bastos entrou e nada fez. Mostrou vontade mas tecnicamente não agradou ninguém.

* O GOL DO Atlético foi de Pablo. Na falha de Denis que Rodrigo Caio ainda tentou salvar, o jovem jogador atleticano entrou com força na jogada e tocou a bola para dentro do gol. Foi um gol chorado, mas que valeu três pontos para o Furacão. E isso é que é importante. Atlético está cada vez mais perto do G4 e em plena ascensão técnica.

* O SANTOS voltou a vencer no Brasileirão. Desta fez foi diante do Santa Cruz, em jogo que foi disputado no Pacaembu. Devido à chuva, o sistema de iluminação do estádio falhou duas vezes. Mesmo assim, o jogo foi até o final com a vitória justa do time da Vila. Independente de ser derrotado, o Santa Cruz deu bastante trabalho.

* O PRIMEIRO gol do jogo foi do Peixe. Logo aos 4 minutos através Copete. Depois disso, o primeiro tempo foi arrastado, sem graça. Não teve emoção. Mas no segundo tempo as coisas mudaram. O Santos fez mais dois gols e o Santa mais dois. Quatro jogos num só tempo. Isso animou o torcedor e o espetáculo agradou à todos.

* MARCARAM pelo Santos Copete, aos 4 minutos, Jean Mota aos 27 do segundo tempo, Victor Bueno aos 41. Para o Santa marcou Keno aos 10 e aos 40 minutos do segundo período. Os melhores do Santos foram Copete, Renato, Vitor Bueno e Victor Ferraz. O destaque do tricolor de Pernambuco foi Keno que marcou dois gols.

* ENCERRADA a rodada, o G4 passou a ter o Palmeiras em primeiro lugar, liderança isolada, com 51 pontos. O Flamengo vem logo atrás com 50. Em terceiro lugar está o Atlético Mineiro com 46 e em quarto o Santos que chegou aos 45. No Z4 estão Figueirense com 28, Internacional com 27, Santa Cruz com 23 e América MG com 15.

* RESULTADOS da 26º rodada - Coritiba 0 x Palmeiras 2, Flamengo 2 x Figueirense 0, Chapecoense 2 x Ponte Preta 2, Grêmio 0 x Fluminense 1, Atlético PR 1 x São Paulo 0, Cruzeiro 1 x Atlético Mineiro 1, Sport 0 x Coritiba 1, Santos 3 x Santa Cruz 2, Vitória 0 x Botafogo 1. Hoje completam a rodada América MG x Internacional.

* DETALHE: vale a pena falar um pouco sobre o empate da Ponte Preta em Chapecó. O time da casa tem feito bela campanha. É muito difícil de perder em casa. O empate em 2 a 2 valorizou a campanha da Macaca que está embalada e pode sonhar com uma vaga no G4. Boa exibição da Ponte que faz muito bom campeonato até agora.

* PRÓXIMA rodada do Brasileirão, serie A. No sábado que vem jogam Palmeiras x Coritiba, Sport x Santos e Atlético Mineiro x Botafogo. No domingo Atlético Paranaense x Ponte Preta, Figueirense x Santa Cruz, Corinthians x Fluminense, Vitória x São Paulo, Flamengo x Cruzeiro, Grêmio x Chapecoense e Atlético Mineiro x Internacional.

* TITE convocou a Seleção Brasileira mais uma vez. Entre as novidades o goleiro Muralha, do Flamengo, Felipe Luiz, Thiago Silva e Fernandinho. Muito bom o goleiro do Mengão. Mereceu a convocação. Felipe Luiz é meio limitado. Não o convocaria. Também não gosto do Fernandinho. Há volantes melhores do que ele em nosso futebol.

* THIAGO SILVA é um grande zagueiro. Mas seu psicológico é instável. Ele comete faltas desnecessárias, mete a mão na bola dentro da área, chora demais quando a Seleção vai mal. Acho que não tem equilíbrio emocional para jogar na Seleção. Pelo lado psicológico não o convocaria . Acho Rodrigo Caio mais eficiente do que ele.


* DE QUALQUER forma acho que a intenção de Tite é experimentar alguns jogadores. Conhecê-los melhor dentro do grupo. Assim devo concordar com ele nessas convocações que fogem do normal. É um direito do treinador fazer isso e como confio no trabalho de Tite, continuo a apoia-lo. Ele tem saldo favorável para fazer isso.

* A SÉRIE B do Brasileirão vai para a sua vigésima sétima rodada nesta semana. Terça jogam Ceará x Luverdense. Sexta mais três jogos. Criciúma x Sampaio Correa, Joinville x Avaí e Oeste x Goiás. No sábado serão cinco partidas. Paraná x Náutico, CRB x Bahia, Vasco da Gama x Atlético GO, Vila Nova x Londrina e Tupi x Brasil.

* NA SEGUNDA feira apenas um jogo para completar essa rodada. O Paysandu recebe o Bragantino. Bom lembrar que o Vasco já não está só na liderança. Seu parceiro é o Atlético GO. Ambos somam 48 pontos. O Brasil de Pelotas está com 40 em terceiro lugar e o Bahia em quarto com 39 pontos. Jogos estão cada vez mais difíceis.

* NA ZONA de rebaixamento estão Bragantino com 27 pontos ganhos, Tupi com 2, Joinville com 24 e Sampaio Correa com 21. O Sampaio em minha opinião já caiu. Mas Braga e Tupi ainda podem se salvar. O Joinville com um pouco mais de esforço também pode escapar da degola. Faltam onze rodadas para o final do campeonato.

* NESTE MEIO de semana acontecem vários jogos pela Copa do Brasil. Na quarta, por exemplo, jogam Vasco da Gama x Santos, Grêmio x Atlético PR, Ponte Preta x Atlético MG, Botafogo x Palmeiras, Corinthians x Fluminense e Cruzeiro x Botafogo. Na quinta, Fortaleza x Internacional e Juventude x São Paulo. Todos à noite.

* O SANTOS tem tudo para se classificar. No jogo de ida o Peixe bateu no Vasco por 3 a 0. Agora é só administrar. O Grêmio venceu o Atlético em Curitiba. Um empate sem gols classificará o Tricolor gaúcho nesta quarta. O Botafogo perdeu por 3 a 0 do Palmeiras. Mesmo em casa o Bota não me parece ter forças para vencer o jogo.

* O CORINTHIANS empatou com o Fluminense e vai passar apertado para garantir essa vaga. Time da fiel está em péssima fase. O Cruzeiro tem tudo para se classificar porque no jogo de ida venceu ao Botafogo carioca por 5 a 2. O Fortaleza dificilmente vai superar o Inter. Também não boto fé no São Paulo contra o Joinville lá no sul.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos