Olha o tobogã do Guarani de volta, gente!

por ARIOVALDO IZAC - Campinas

O tobogã, do Estádio Brinco de Ouro, voltou a ser notícia com a possibilidade de liberação parcial aos torcedores do Guarani, visando à partida contra a Agremiação Sportiva Arapiraquense, ASA, dia oito de outubro.

A construção do tobogã, iniciada em 1979, pelo saudoso presidente Ricardo Chuffi, foi idealizada visando a transformação do Guarani de clube médio a grande, visto que em 1978 o clube havia conquistado o título inédito do Campeonato Brasileiro.

Pois Chuffi construiu um quinto daquela obra e restou o desafio de completá-la ao seu sucessor Antonio Tavares Júnior, falecido no dia 20 de outubro do ano passado.

E Tavares, com espírito empreendedor, fez excelente negócio com a venda do passe do meia Renato ‘Pé Mucho’ ao São Paulo, e sabedoria ao aplicar o dinheiro em duas frentes: obras e contratação do meia Jorge Mendonça, já falecido.

ANEL SUPERIOR

Por que aquela dependência do estádio Brinco de Ouro foi batizada de tobogã?

Se dependesse do vice-presidente bugrino da época, José Vitorino dos Santos, o Zezo, a identificação seria anel superior.

Como não faltam repórteres puxa-saco de cartolas, a maioria dos setoristas do Guarani, na época, acompanhou àquela citação anel superior, desconsiderando que as demais dependências do estádio não teriam novo lance superior.

Aí, o filho da saudosa dona Antonia, aqui, decidiu ‘comprar a briga’ e bancou tobogã, em razão de alguma semelhança com o tobogã do Estádio Pacaembu.

Não fiquei isolado naquela discussão. Os líderes da torcida organizada Guerreiros da Tribo, Robel Tadeu Datovo e Gilberto Moreno, foram meus aliados, e aí atropelamos posição da diretoria bugrina e de setoristas do clube em geral. E ficou tobogã.

ARIOVALDO IZAC
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos