Depois de um trabalho jornalístico de investigação feito em relação à administração do atual presidente
Ricardo Capriotti (foto), o
Portal Futebol Interior descobriu inúmeras irregularidades e a maior delas é o “Crime da Carteira”, um verdadeiro estelionato praticado contra os cronistas esportivos, clubes, torcedores, Federação Paulista de Futebol e Confederação Paulista de Futebol.
Venda de CredenciaisCobrando valores elevados, o presidente da ACEESP, Ricardo Capriotti vende “credenciais” da ACEESP, declarando e assinando no verso destas credenciais que “De acordo com o Decreto Estadual 1002 de outubro de 1946, a credencial da ACEESP dá livre acesso às competições esportivas realizadas em todo o Estado de São Paulo.”
Nada de errado se o Decreto Estadual não fosse uma mentira que Ricardo Capriotti e sua diretoria na ACEESP utilizam para vender credenciais. Ou seja, Capriotti utiliza uma lei que não existe para vender um documento que dá a seu portador acesso gratuito a eventos esportivos.
Tal fato é crime tipificado no Código Penal, artigo 171, como estelionato. Havendo a possibilidade de Ricardo Capriotti e mais alguns de seus diretores serem ainda responsabilizados por outros crimes, inclusive com base no Código do Consumidor.
Pagamento é importante
Desde que assumiu a presidência da ACEESP, Ricardo Capriotti vende as “carteirinhas ilegais” sem qualquer critério. Basta uma carta de um veículo de comunicação para a credencial ser expedida. O importante é o pagamento da credencial: R$ 160,00 para não sócios.
Confira os documentos: