Paulista Sub 17: Xandão realiza curso da CBF e assume XV de Piracicaba

“É um novo desafio. Por almejar ser técnico de uma equipe profissional um dia, acredito que será importante trabalhar na categoria"

por Agência Futebol Interior

Piracicaba, SP, 19 (AFI) - Contratado em outubro de 2015 para dirigir a categoria sub-15, Alexandre Torrezan, o Xandão, chegou ao XV de Piracicaba para a sua primeira experiência como técnico de futebol e na competição que marcou sua estreia oficial no comando da equipe, levou o time infantil do Nhô Quim à classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista, fato que não acontecia há seis anos no clube.

Depois de debutar no banco de reservas, Xandão recebeu a ajuda e o incentivo da diretoria do XV para realizar, no mês de setembro, o curso Licença B do Programa de Qualificação de Profissionais de Futebol da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Com os estudos completados, o treinador aceitou assumir o sub-17.

“É um novo desafio. Por almejar ser técnico de uma equipe profissional um dia, acredito que será importante trabalhar em uma categoria um pouco mais próxima do time principal. Graças a Deus e ao XV, tive a oportunidade de me aprimorar e, com isso, sigo trilhando o meu caminho na profissão”, disse.

APRENDIZADO
Durante as aulas, Torrezan acompanhou disciplinas como gestão de equipes de competição, características do jogo brasileiro e prática e análise do treinamento de campo. “Tive palestras com grandes profissionais das categorias de base do Brasil, como Rogério Micale, técnico campeão olímpico com a Seleção Brasileira, Rodrigo Leitão (coordenador das categorias de base da Ponte Preta) e Osmar Loss (técnico da equipe sub-20 do Corinthians), o que me fez enxergar o futebol de uma maneira diferente. Agora quero encontrar a melhor forma de colocar tudo isso em prática”, conta.

Depois de debutar no banco de reservas, Xandão recebeu a ajuda e o incentivo da diretoria do XV para realizar o curso da CBF - Foto: Divulgação/XV de Piracicaba
Depois de debutar no banco de reservas, Xandão recebeu a ajuda e o incentivo da diretoria do XV para realizar o curso da CBF
De volta ao XV de Piracicaba, Xandão já comandou o Sub-17 em dois jogos-treino, ambos vencidos pelo Nhô Quim. O primeiro por 3 a 1, diante da equipe coreana do FC Mahanaim, e o segundo por 5 a 4, contra o Palmeirinha de Porto Ferreira. O time quinzista volta a campo nesta terça-feira, 18, às 15h00, no CT XV-Raízen, para realizar uma partida contra o Capivariano. Sobre a montagem do elenco para a próxima temporada, o treinador confia na possibilidade de promover muitos garotos da equipe infantil.

ELENCO
“Entendo que será uma vantagem poder formar o time sub-17 com praticamente todos os atletas que comandei no sub-15 este ano. O grupo não está fechado, ainda vou procurar fazer observações e algumas avaliações pontuais até o final do ano, mas pretendo iniciar 2017 com cerca de 90% do elenco montado para que a gente possa treinar bastante para o começo do Campeonato Paulista”, explica Alexandre Torrezan.