Tocantinense: Segunda Divisão começa neste sábado com duas partidas

Competição reunirá apenas 7 equipes, sendo que o Palmas, só decidiu disputar o certame há 4 dias atrás

por Reinaldo Cisterna - Palmas

Palmas, TO, 14 (AFI) - Diante de muitos contratempos antes mesmo de começar o campeonato, como a eliminação do Araguaína, montagem de elencos a menos de uma semana para estreia e os velhos problemas de cada clube: a falta de planejamento terá início neste sábado, a 8ª edição do Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão.

O certame contará com a participação de apenas sete equipes. União e Palmas jogam às 16h30, no Estádio Nilton Santos, e no Mirandão, às 16 horas, se enfrentam as equipes do Nova Conquista e Colinas. A partida entre Imagine e Guaraí fechará a primeira rodada na próxima quarta-feira, às 19 horas, no Nilton Santos. O campeão e o vice garantem presença na elite do futebol Tocantinense na próxima temporada.

A competição foi dividida em dois grupos, sendo que no A estão as equipes do Sparta, Araguaína (excluído), Nova Conquista e Colinas. Já no Grupo B, Guaraí, Imagine, União de Palmas e Palmas.

Palmas iniciou os treinamento na segunda-feira com apenas 8 jogadores (Foto: Reinaldo Cisterna)
Palmas iniciou os treinamento na segunda-feira com apenas 8 jogadores (Foto: Reinaldo Cisterna)
EQUIPES
Das sete equipes que iniciam hoje o campeonato, apenas o União de Palmas fez um trabalho melhor de preparação que a as demais participantes. O time é composto por vários jogadores conhecidos do futebol tocantinense como os atacantes Patrick, Gean e Lourival, além dos zagueiros Fábio Bahia, Alan Kardek e Eraldo. O time terá o comando do técnico Wicelmo Rodrigues.

Já o Palmas só decidiu disputar o campeonato faltando cinco dias para o início, tanto que os nomes dos jogadores foram registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, na última quinta-feira. O elenco terá o comando do experiente técnico Célio Ivan, que contará com jogadores renomados como o zagueiro Moacri, os volantes Ederson, Hemerson, Paulista, Rodrigo Leite, Ítalo e o lateral-esquerdo Fábio Júnior.

A outra equipe da Capital, o Imagine, terá o comando do técnico Huberlan Silva, que dirigiu a equipe no Estadual Sub-18 e que deverá ser a base do clube no campeonato.

Já o Guaraí, chegou a ameaçar de não disputar o certame e, faltando quatro dias voltou atrás e garantiu participação apostando em alguns jogadores vindos de outros estados, mais a garotada da base e da própria cidade.

No Grupo A, apenas três equipes vão brigar por duas vagas: o Sparta (Araguaína), Colinas e Nova Conquista (Santa Fé do Araguaia).

O Sparta entra como favorito da chave, pois contará como jogadores como o atacante Batata (ex-TEC e Araguaína) , além do experiente meia China, o meio-campista Gama (ex-TEC). E o comando do time e fora das quatro linhas será de Fernando Brasília.

Já o Colinas terá um grande reforço, mas no banco de reservas, já que o treinador será o conhecido artilheiro do passado Arismar Abreu, o Arigol. Ele foi cinco vezes campeão Tocantinense, quatro pelo Palmas e uma pelo Tocantins de Palmas (2008). Arismar contará com jogadores da cidade, além de atletas vindos do Maranhão, Goiás e Minas Gerais.

O Nova Conquista terá como técnico o presidente Fleury Júnior, mas ele garante que o clube será comando por sua mãe. A equipe está treinando há duas semanas, com atletas da base e de fora do Tocantins.

Vale ressaltar que o Araguaína, que fazia parte do Grupo A foi excluído da competição,por descumprir uma decisão da Justiça Desportiva do Futebol do Tocantins de pagar uma multa no valor de R$ 5 mil referente ao caso de agressão do árbitro assistente Gilvaneis Pires, no jogo contra o Tocantinópolis, em junho deste ano, no Estádio Mirandão, ainda pela Primeira Divisão.

FÓRMULA
Na 1ª fase, as sete equipes foram divididas em dois grupos com quatro e três equipes cada, denominadas “A” e “B”, onde as equipes jogarão entre si, em jogos de ida e volta, dentro de cada grupo e somatória de pontos, classificando-se para 2ª fase, as duas associações que somar o maior número de pontos. Já na fase semifinal, as equipes jogarão no sistema olímpico: 1º do Grupo A x 2º do B e 1º do Grupo B x 2º do A. Os vencedores farão jogos de ida e volta para se conhecer o campeão da Segunda Divisão.

JOGOS DE IDA
1ªRodada

Sábado (15)
Nova Conquista x Colinas - Estádio Mirandão, às 16h
Palmas x União de Palmas - Nilton Santos, às 16h30

Domingo (16)Sparta x Araguaína (W.O)

Quarta-feira (19)Imagine x Guaraí, Nilton Santos, às 19h