Sport 0 x 1 Coritiba - Coxa derruba tabu na ilha, complica Leão e se distancia do Z4

Vitória, construída com gol de cabeça de Amaral, alça time paranaense à 13ª posição e deixa Leão mais perto da zona de rebaixamento

por Agência Futebol Interior

Recife, PE, 18 (AFI) - O Coritiba derrubou um tabu histórico neste domingo ao derrotar o Sport por 1 a 0 neste domingo, na Ilha do Retiro. Amaral, volante ex-Palmeiras, marcou gol único da primeira vitória do time paranaense sobre o time pernambucano na Ilha do Retiro. O duelo foi válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Além da importância de ter derrubado o tabu, a vitória foi essencial para o Coxa no sentido que deixa o time mais longe da zona de rebaixamento. Os três pontos alçaram o Alviverde paranaense aos 33 pontos, cinco a mais que o Figueirense, o primeiro dentro do Z4, no momento. O Sport, por sua vez, estacionou nos 30 pontos e vê o Z4 batendo à sua porta.

GOLEIRO FALHA E AMARAL NÃO PERDOA

Com mais ímpeto ofensivo, o Sport chegou com perigo duas vezes pelo lado direito, ambas com Everton Felipe. Nas duas oportunidades o jogador cruzou rasteiro com força, mas sem alcançar ao centroavante Ruiz. O Coxa tentava responder nos contra-ataques, mas encontrava dificuldades para encaixar o penúltimo passe.

Aos 30 minutos veio o gol que derrubou o time da casa. Raphael Veiga cobrou falta da intermediária na cabeça de Amaral, que se antecipou ao goleiro Agenor, criticado pela torcida pernambucana, e mandou para o fundo das redes do Sport, para abrir o placar.

Gol de Amaral pôs fim a tabu histórico do Coritiba na Ilha do Retiro
Gol de Amaral pôs fim a tabu histórico do Coritiba na Ilha do Retiro

Atrás no placar, o Sport pressionou o Coxa na reta final da primeira etapa. Diego Souza, Gabriel Xavier e Ruiz tiveram oportunidades, mas a defesa coritibana trabalhou bem, neutralizando as jogadas. O Coritiba perdeu ainda o meio campista Amaral, autor do gol, com uma pancada no rosto. O jogador deu lugar ao prata da casa Ícaro.

Nos minutos iniciais do segundo tempo, o Sport foi pressão total. O time da casa encurralou o Coxa no campo defensivo e criou uma grande chance, mas Ícaro foi decisivo e salvou o Coritiba em cima da linha, após a bola já ter passado pelo goleiro Wilson.

Aos poucos, o Coritiba foi amenizando a pressão dos donos da casa. Destaque para os meio campistas Ícaro e Gonzalez, que buscavam prender a bola no setor ofensivo, para segurar o ímpeto dos pernambucanos e garantir a vitória suada e muito importante.

PRÓXIMOS JOGOS

Na próxima rodada, a 27ª do Campeonato Brasileiro, as duas equipes enfrentam dois paulistas. O Coritiba abre a rodada em duelo com, nada menos, que o líder Palmeiras, no próximo sábado, às 16 horas. No mesmo dia, mas às 18h30, o Sport recebe o Santos na Ilha do Retiro.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
26ª rodada
Data
18/09/2016
Horário
16h00
Local
Ilha do Retiro - Recife (PE)
Árbitro
Marielson Alves da Silva (BA)

Renda
R$ 117.120,00
Assistentes
Adailton José de Jesus Silva (BA) e José Carlos Oliveira dos Santos (BA)

Público
7.946 pagantes
Cartões Amarelos
Coritiba-PR: Leandro

Gols
Coritiba-PR: Amaral 30' 1T
Sport-PE
Agenor;
Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e R. Wallace (Renê);
Paulo Roberto, Neto (Rogério), Gabriel Xavier, Everton Felipe (Vinícius Araújo);
Diego Souza e L. Ruiz
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Coritiba-PR
Wilson, Dodô, Luccas Claro, Nery Bareiro, Juninho;
Amaral (Ícaro), Edinho, Raphael Veiga (Gonzalez);
Yan Sasse, Leandro (Iago Dias) e Kazim
Técnico: Carpegiani