São Paulo sonha alto, mas terá de derrubar tabu neste domingo para engrenar

Trilocolor nunca venceu o Atlético-PR na Arena da Baixada, Ricardo Gomes deve repetir o time que venceu o Cruzeiro

por Agência Estado

São Paulo, SP, 18 - Uma semana depois de estar somente um ponto acima da zona do rebaixamento, o São Paulo joga hoje às 16h contra o Atlético-PR, em Curitiba, com objetivos bem mais nobres. A equipe acredita estar em evolução e pronta para começar a projetar a futura aproximação ao G4 do Campeonato Brasileiro.

As duas vitórias seguidas sobre Figueirense e Cruzeiro deram ao time tranquilidade e a certeza de que habitar a metade de baixo da tabela não está à altura da qualidade do elenco. "Sem confiança, nada em campo funciona. Recuperamos a confiança e ainda vamos evoluir nos próximos jogos, para ver o que podemos melhorar também na parte tática", afirmou o técnico Ricardo Gomes.

Ricardo Gomes quer vitória em Curitiba para engrenar o São Paulo (Foto: Ana Luiza Rosa/saopaulofc.net)
Ricardo Gomes quer vitória em Curitiba para engrenar o São Paulo (Foto: Ana Luiza Rosa/saopaulofc.net)
NUNCA...
Para alimentar essa alta expectativa de reação o time vai precisar alcançar um feito inédito. Jamais o São Paulo ganhou do Atlético-PR na Arena da Baixada, inaugurada em 1999. A única vitória fora de casa na história deste confronto foi em amistoso realizado em 1937, no estádio antigo do adversário.

De todos os clubes da Série A, o Atlético-PR é com quem o clube paulista tem o pior retrospecto como visitante. O São Paulo deixou escapar no primeiro turno tabu semelhante e que lhe era favorável. A derrota de virada por 2 a 1 no Morumbi foi a primeira em casa para a equipe de Curitiba em 33 anos.

SEM MUDANÇAS!
A formação deve ser a mesma que bateu o Cruzeiro por 1 a 0. A novidade será pelo campo de jogo. O São Paulo jogará em piso sintético, inaugurado em fevereiro para economizar com iluminação artificial para a manutenção com grama natural.

"Acredito que o campo é bem parecido com a arena do Corinthians, onde a bola corre muito. Isso não vai ser um fator que vai atrapalhar, ao contrário. Facilita para nós, temos um time muito rápido", afirmou o zagueiro Rodrigo Caio.

O defensor explicou que, pelo fato de os resultados das rodadas anteriores terem deixado o campeonato mais equilibrado, uma arrancada do São Paulo em direção aos quatro primeiros lugares não é impossível. Desde que o time consiga repetir as boas atuações recentes no Morumbi para também pontuar fora de casa. "Perdemos muitos pontos, mas a gente precisa sonhar alto no Brasileiro", disse.