Copa Paulista: Samuel Teram quer usar experiência passada para classificar São Carlos

Zagueiro foi campeão do Paulistão A2 Itaipava no início do ano quando defendia o Santo André

por Federação Paulista (FPF) - São Paulo

São Carlos, SP, 18 (AFI) - O São Carlos se classificou em quarto lugar na primeira fase da Copa Paulista, com 50% de aproveitamento dos pontos disputados. Na segunda fase, o clube recebeu a chegada de alguns reforços com um pouco mais de experiência. Coincidência ou não, os são-carlenses terminaram a segunda fase com 55,5% de aproveitamento. Uma das novidades é o experiente zagueiro Samuel Teram, que comanda a defesa e quer usar a sua bagagem no mundo da bola para buscar mais uma classificação.

Samuel Teram tem 31 anos e ganhou destaque quando atuava pelo Linense, justamente na disputa da Copa Paulista de 2007, quando o time foi vice-campeão do torneio. “Minha vida mudou quando fomos vice-campeões naquele ano com o Linense. Consegui ganhar destaque no cenário paulista e nacional, então tenho a certeza que se o time chegar à fase final, os jogadores e o clube ficam bem valorizados, o que é bom para todos”, comentou.
Samuel Teram quer usar experiência passada para classificar São Carlos
Samuel Teram quer usar experiência passada para classificar São Carlos

De lá, Samuel rodou por alguns clubes como Corinthians (AL), CRB (AL), Guaratinguetá, Noroeste, Marília, Linense, Osasco Audax, Catanduvense, Mogi Mirim, Concórdia (SC), Cuiabá (MT), CSA (AL), Pelotas (RS) e Santo André.

Pelo clube do ABC paulista, Teram conquistou o título do Paulistão A2 Itaipava desta temporada. Os andreenses se classificaram na oitava colocação e foram eliminando um a um até vencer o Mirassol e se sagrar campeão, além do acesso à elite. “Vou tentar passar um pouco de experiência. Na oportunidade nos classificamos em oitavo e agora estamos em sétimo, então temos que trocar experiências que passamos”, disse.

O zagueiro atuou em cinco partidas e a defesa são-carlense foi vazada apenas em duas oportunidades. No primeiro turno foram 17 gols sofridos em 12 partidas. “Acho que foi o espírito coletivo. Mudamos o estilo de marcação e isso é pelo esforço de todos. Fui mais uma peça nessa engrenagem e a marcação começa lá da frente. Esperamos não tomar gols nessa fase decisiva, pois assim estaremos encaminhando a nossa classificação”, explicou.

Teram ainda falou sobre a sua chegada no clube e elogiou o bom ambiente encontrado na nova casa. “Não cheguei sozinho. Alguns atletas também vieram e o grupo também ganhou mais força e cresceu muito. A nossa chegada fortaleceu o São Carlos. O grupo é excepcional, pois abraçou a gente e nos fizeram nos sentir em casa e quando o atleta se sente bem, pode render em alto nível”, revelou.

Experiente, o defensor afirmou a necessidade de encarar o campeonato de uma nova maneira por se tratar de mata-mata. “Agora é um novo começo. Tudo que fizemos não será suficiente, temos de ter esse noção. A preparação na semana tem que ser especial e todos têm de se doar ainda mais. O Rio Claro teve um grande campeonato, mas o São Carlos tem que buscar a vaga”, ressaltou.

Por fim, Samuel Teram apontou o rival como favorito, mas quer fazer o fator casa para reverter a vantagem de jogar por dois resultados iguais do adversário. “Se analisar friamente, eles são os favoritos. Acredito muito que esse fator casa pode decidir muita coisa. O primeiro jogo decide muito mais que o segundo. Eles são os favoritos, mas não vamos entregar com facilidade”, concluiu.

A primeira partida entre São Carlos e Rio Claro acontece neste sábado (22), às 18h30. Vale lembrar que o título da Copa Paulista dá o direito de escolha entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil.