Tropeço do Atlético-MG garante Santos na fase de grupos da Libertadores

O Peixe não pode mais ser ultrapassado pelo Galo faltando duas rodadas para o fim do Brasileirão

por Agência Futebol Interior

Santos, SP, 20 (AFI) - Praticamente fora da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, o Santos foi beneficiado pelo empate do Atlético-MG com o já rebaixado Santa Cruz, por 3 a 3, em Recife, na noite deste domingo, e se garantiu na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017.

De volta à principal competição sul-americana depois de cinco anos ausente - a última vez que disputou a Libertadores foi em 2012 -, o Peixe está na vice-liderança do Brasileirão, 68 pontos. Restando apenas mais duas rodadas para o fim do campeonato, o time comandado por Dorival Júnior não pode mais ser ultrapassado pelo Galo, quarto colocado.

Santos se garantiu na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem
Santos se garantiu na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem
Com 62 pontos, o Atlético pode chegar aos mesmos 68 pontos do Santos se ganhar de São Paulo (casa) e Chapecoense (fora) e o time da Vila Belmiro não pontuar diante de Flamengo (fora) e América-MG (casa). No entanto, o Galo chegaria ao máximo a 19 vitórias, enquanto o Peixe já tem 21.

Por enquanto, apenas Palmeiras e Santos estão garantidos na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem, mas devem receber a companhia do Flamengo, que precisa de uma vitória nos últimos dois jogos para não depender de outros resultados. Os times que terminarem em quarto, quinto e sexto lugar irão disputar a fase eliminatória.

Para conquistar o título do Brasileirão, o Santos precisa vencer seus dois jogos e torcer para o Palmeiras ser derrotado por Chapecoense (casa) e Vitória (fora). Se isso acontecer, o Peixe chegaria aos mesmos 74 pontos, mas passaria no número de vitórias - hoje o Verdão tem 22 contra 21.