Segundona: Próximo ao centenário, Portuguesa Santista quer retornar à A3. CONFIRA!

Briosa está afastada do terceiro escalão estadual desde 2010, quando ficou em 18º lugar com 20 pontos

por Agência Futebol Interior

Santos, SP, 15 (AFI) – Classificada à semifinal do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Portuguesa Santista, que completa seu primeiro centenário em 20 de novembro de 2017, está próxima de retornar à Série A3, de onde encontra-se afastada desde 2010, quando foi rebaixada com a 18ª pior campanha. Naquela edição, somou apenas 20 pontos, três a menos do que o Batatais, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Debutando na última divisão do estado, a Briosa começou bem. Na primeira fase, liderou o Grupo 06 com 31 pontos. Na etapa seguinte, no Grupo 12, terminou de novo em primeiro: com 11 pontos, classificou-se junto com o Votuporanguense. Na fase seguinte, acabou na ponta do Grupo 15 com 14 pontos – o Independente de Limeira, futuro campeão, também avançou. Na Fase 4, porém, a Lusa fraquejou e acabou em terceiro, já que fez oito pontos, dois a menos do que Barretos e três atrás do Capivariano.

Portuguesa Santista quer comemorar o acesso à A3 (Foto: Douglas Teixeira/Portuguesa Santista)
Portuguesa Santista quer comemorar o acesso à A3 (Foto: Douglas Teixeira/Portuguesa Santista)
Em 2012, campanha pífia.

No Grupo 07, a Portuguesa Santista fez apenas três pontos em dez jogos e sequer conquistou uma vitória.

No ano seguinte, boa primeira fase: terminou na segunda colocação do Grupo 08, um ponto atrás do Água Santa, que somou 20 pontos.

Na segunda fase, pelo Grupo 11, liderança com 11 pontos; o Tanabi também avançou.

Na terceira fase, porém, eliminação do Grupo 16 - ficou em terceiro, atrás de Atibaia e Água Santa.

Na temporada de 2014, acabou a primeira fase em terceiro lugar do Grupo 07, atrás de Mauaense e Daidema. Na fase seguinte, ficou em terceiro do Grupo 11. A Briosa somou nove pontos, mesma pontuação de Pirassunguense, que fez dois gols a mais, e um atrás do Primavera. Na terceira etapa, liderou o Grupo 14 e entrou de vez na briga pelo acesso. Mais uma vez, porém, fraquejou na Fase 4: somou sete pontos, mesma pontuação do Taboão da Serra e três atrás de Atibaia e Barretos, que subiram para o Paulista A3.

Ano passado, com novo formato na primeira fase, a qual passou a ser disputada com mais times em menos grupos, a Portuguesa Santista foi quinta colocada do Grupo 03 com 26 pontos, três atrás do Manthiqueira, o qual abriu o G4.