ESPECIAL A3: Matemático calcula as chances de classificação de cada time

Os líderes Marília e São Bento já estão praticamente garantidos na Série A2 do ano que vem

por Michael Paiva

Sorocaba, SP, 06 (AFI) - Após 23 rodadas (19 pela primeira fase e quatro pelo quadrangular final), o Campeonato Paulista da Série A3 vai chegando ao seu desfecho. Há duas rodadas do fim, os oito concorrentes a promoção à Série A2 do ano que vem já se mexem e pegam a calculadora para descobrir os resultados necessários para conseguirem o tão sonhado acesso.

Com o auxílio do matemático Mateus Cavellari, o Portal FI apurou a situação de cada equipe e os resultados precisos para se chegar à Série A2. Foram levadas em conta as campanhas realizadas pela equipe desde a primeira fase, e a até aqui na segunda etapa do campeonato. Outro fator apurado foi a tabela da equipe e o momento atual, chegando-se assim á um percentual de probabilidade de acesso que vem junto da pontuação atual, colocação no chaveamento, e pontuação necessária para subir de divisão.

Pelos cálculos de Cavellari, São Bento e Marília estão praticamente garantidos na Série A2 de 2014, com oito pontos somados e bons resultados no quadrangular final.

As equipes ultrapassam os 90% de chances de subir, e sonham com o acesso já na próxima rodada. Já Sertãozinho e Batatais têm chances parecidas, após boas vitórias no ultimo fim de semana, as equipes superam 60% de probabilidade de acesso. Por outro lado, os dois times de Limeira, e os irregulares Itapirense e Flamengo não chegam a 50 % de chances, e tem o acesso mais distante.

Confira as chances de cada clube e o que cada um precisa fazer para garantir o acesso na galeria de imagens!