Série A2: Quatro classificados para o Paulistão 2012 podem sair neste final de semana

Guarani, XV de Piracicaba e Catanduvense precisam de apenas uma vitória para subir

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 22 (AFI) - Quase três meses se passaram e neste final de semana podemos conhecer os quatro clubes que conquistarão a vaga na elite do Campeonato Paulista do próximo ano. Apenas três pontos separam Guarani, Catanduvense e XV de Piracicaba do acesso na Série A2 do Campeonato Paulista com uma rodada de antecedência. O Comercial precisa de uma combinação de resultados para subir.

O Bugre e o Bafo são os clubes com missão teoricamente mais fácil, já que decidirão o acesso ao lado de seus torcedores, contra Rio Preto e São José, respectivamente. Já Catanduvense e XV de Piracicaba terão que ser visitantes indigestos, uma vez que enfrentarão Atletico Sorocaba e Monte Azul longe de seus domínios.

Verdadeira final
Casa cheia, polêmica durante a semana e mistério nas escalações. O clima no Estádio Palma de Travassos, em Ribeirão Preto, neste sábado, às 18h30, será de uma verdadeira final de campeonato no jogo entre Comercial e São José, válido pela quinta rodada do quadrangular final da Série A2 do Campeonato Paulista, que pode colocar o Bafo de volta à elite do Paulistão após 25 anos.

O Comercial é o segundo colocado do Grupo 4, com seis pontos, e para subir necessita de uma vitória e ainda torcer para o Rio Preto não vencer o Guarani. Assim, o Bafo chegaria aos nove pontos, deixando o São José com quatro pontos e o Rio Preto no máximo com quatro.

Para o São José a partida também é decisiva, pois uma derrota eliminaria a equipe das chances pelo acesso. Com quatro pontos, na terceira posição, uma vitória colocaria a Águia na vice-liderança e colocaria a equipe com a vantagem de decidir o acesso, na última rodada, dentro de casa.

O simples já garante
A conta não é nenhum pouco díficil. Uma simples vitória do Catanduvense sobre o Atlético Sorocaba, neste sábado, às 16 horas, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela quinta rodada do quadrangular final da Série A2 do Campeonato Paulista faz com que a cidade de Catanduva tenha um representante na elite do futebol paulista após 18 anos.

Líder do Grupo 3 com oito pontos, o Catanduvense só precisa de uma vitória para subir independente de qualquer outro resultado. Mas até com um empate o Catanduvense pode sacramentar o acesso. Para isso é necessário que o XV de Piracicaba vença o Monte Azul, no domingo. Se isso acontecer, o time de Catanduva chegará aos nove pontos, abrindo quatro de vantagem para o terceiro colocado, que seria o Monte Azul.

O Atlético Sorocaba tem situação complicada. Sem vencer neste quadragular, com dois pontos, na quarta posição, o Galo depende apenas de um milagre para a classificação. Além de vencer suas duas partidas, precisa torcer por um empate entre Monte Azul e XV, neste domingo.

Agora vai?
A partir de domingo às 15 horas, o XV de Piracicaba pode acabar com um sofrimento de 16 anos longe da disputa do Campeonato Paulista. Para isto, o Nhô Quim precisa derrotar o Monte Azul, na data, no Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista, pela quinta rodada do quadrangular final da Série A2.

O XV de Piracicaba é o vice-líder do Grupo 3 com seis pontos, e apesar de vir de duas derrotas seguidas, só depende de um triunfo para voltar à elite após 16 anos. Isto acontecendo, chegará aos nove pontos, ficando quatro à frente do Monte Azul restante apenas três pontos em disputa.

O Monte Azul também depende de suas próprias forças para retornar ao Paulistão. Na terceira posição, cinco pontos, o Azulão precisa de duas vitórias para subir. Um triunfo neste domingo coloca a equipe na zona de classificação para o Paulistão.

Vamos subir Bugre?
O Guarani tem mais uma oportunidade de confirmar o acesso à elite do Campeonato Paulista diante sua torcida. Jogando no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o Bugre vai encarar o Rio Preto, neste domingo, às 16 horas, pela quinta rodada do quadrangular final da Série A2 do Campeonato Paulista para manter o bom retrospecto em jogos decisivos jogando dentro de casa.

Primeiro colocado do Grupo 4 com oito pontos, o Bugre só precisa vencer o Rio Preto. Se o Comercial não perder para o São José, um dia antes, em Ribeirão Preto, bastará um empate para o Guarani. Isto porque ele chegaria aos nove pontos e não poderia ser alcançado nem por São José, nem por Rio Preto.

O Rio Preto tem vida dificil para conseguir o acesso. Na lanterna do grupo com apenas três pontos, o Jacaré precisa derrotar o Guarani e o Comercial nas duas últimas rodadas e torcer para que o São José não vença o Bugre na última rodada para confirmar o acesso.

Nos últimos cinco anos, quando conseguiu três acessos, duas pelo Brasileiro e uma pelo Paulistão, o Bugre confirmou sua subida dentro de casa duas vezes. A primeira delas foi em 2007, quando derrotou o São José, por 2 a 1, na última rodada da Série A2 do mesmo ano.

No ano seguinte, o Bugre confirmou a subida para a Série B do Campeonato Brasileiro vencendo o Águia, por 2 a 0, gols de Dairo, que está no elenco deste ano, no Brinco de Ouro. O único acesso que não aconteceu no estádio do Guarani foi o da Série B em 2009, quando o time campineiro subiu empatando com o Ceará, no Castelão, por 2 a 2.

Em 2008, a partida não valeu acesso, mas vale como um. Na última rodada do Paulistão do ano, o Guarani precisava de uma vitória dentro de casa para permanecer na competição. O adversário era o mesmo Rio Preto deste domingo. Bom para o Bugre, que derrotou o Jacaré, por 2 a 0. Com gols de Henrique e Robinho.

Confira os jogos da 5ª rodada:

Sábado
18h30

Comercial x São José
19 horas
Atlético Sorocaba x Catanduvense

Domingo
15 horas

Monte Azul x XV de Piracicaba
16 horas
Guarani x Rio Preto

Veja a classificação!