FPF desvenda 'enigma' e garante Ituano e Penapolense na Série D

O confuso regulamento do Paulistão causou muitas dúvidas, mas FPF deu explicações

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 28 (AFI) – Enfim, o mistério está desfeito. Após muitas especulações e dúvidas, a Federação Paulista de Futebol (FPF) explicou o confuso regulamento do Campeonato Paulista e garantiu: Ituano e Penapolense serão os representantes paulistas no Brasileiro da Série D.

CAP vai jogar a Série D

Até esta quinta-feira, havia dúvidas sobre quais seriam os dois representantes paulistas na Quarta Divisão Nacional. Isso porque o regulamento do Paulistão não explica, com clareza, qual seria os critérios para definir os dois classificados.

O artigo 28 diz que “excluídos os clubes que já tenham vaga as segurada nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro de 2014, os 02 (dois) melhores classificados na Competição terão asseguradas a indicação para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2014”.

Dos clubes que se classificaram às quartas-de-final, Botafogo, Ituano e Penapolense eram elegíveis à vaga. O problema é que por muito tempo imaginou-se que as duas vagas seriam definidas pela classificação da primeira fase. Ou seja, os times de Ribeirão Preto e Itu, que somaram 28 pontos, passariam, já que o CAP conquistou apenas 20.

Após a fase de classificação, contudo, surgiu uma nova versão. Nesta última, os classificados sairiam apenas, após a somatória de pontos de todas as fase. Com isso, o Penapolense ganharia nova chance, já que poderia chegar a 30 pontos, caso vencesse todos os jogos até à final e passaria o Botinha, que encerrou sua participação com 29 pontos.

Após a última explicação dada pela assessoria da Federação, o time de Penápolis nem precisará mais deste milagre. A entidade argumentou que não são consideradas as pontuações dos times, mas “estarão classificados aqueles que chegarem mais longe na competição”. Como chegaram às semifinais, Ituano e CAP já se garantiram.