Construtora WTorre vê como 'muito difícil' a venda do estádio ao Palmeiras

Em dois anos de funcionamento, o Allianz Parque se consolidou como arena multiuso, tendo recebido mais de 2,8 milhões de espectadores

por Agência Estado

São Paulo, SP, 24 - O desejo que Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, revelou no início do mês de comprar o estádio Allianz Parque, em São Paulo, esbarra no posicionamento da construtora WTorre. "Acho muito difícil vender 100% da operação, para não dizer impossível", afirmou Rogério Dezembro, CEO da construtora, ao jornal O Estado de S.Paulo. O executivo acrescenta que não houve proposta do Palmeiras. "Não podemos comentar o que não existe. Não houve nada concreto".

No momento, o interesse principal da construtora é encontrar um parceiro, um fundo de investimento ou empresa do ramo de esportes e entretenimento para acelerar o amadurecimento do negócio.

Dezembro afirma que a venda não teria "lógica econômica" para o Palmeiras. A construtora detém os direitos de exploração do estádio até 2044 e o clube aumenta a sua participação nos lucros da arena progressivamente até se tornar dono do estádio no final de 30 anos. O total da bilheteria dos jogos é destinada ao Palmeiras. "Para o clube, não seria um bom negócio (comprar a arena). Por qual motivo ele iria mobilizar capital para comprar um negócio que ele já tem?"

Construtora WTorre não acredita na venda do Allianz Parque ao Palmeiras
Construtora WTorre não acredita na venda do Allianz Parque ao Palmeiras
Especialistas em marketing esportivo afirmam que uma operação de compra seria complexa, principalmente pela dificuldade de definição do valor do estádio e pelo acordo de concessão por 30 anos. Outro complicador é o aumento do endividamento do Palmeiras com Paulo Nobre.

CONSOLIDADA
Em dois anos de funcionamento, o Allianz Parque se consolidou como uma arena multiuso com a realização de shows e os jogos do Palmeiras. Já foram 2,8 milhões de espectadores. Nas 18 partidas que fez em casa, a imensa maioria no Allianz Parque, o Palmeiras arrecadou quase R$ 38 milhões de renda bruta - o segundo colocado, o Corinthians, tem R$ 28 milhões. A taxa de ocupação é 75% com média de público de 31.545. O clube que mais se aproxima desse índice também é o rival Corinthians, com 66%.

A empresa conseguiu vender os "naming rights" do estádio, que ajudou a resgatar a autoestima do palmeirense. Depois de lutar contra o rebaixamento em 2014, na abertura da arena, o time está perto de conquistar o Campeonato Brasileiro, segundo título consecutivo em dois anos. Por causa desses feitos, seis clubes já consultaram a construtora interessados em adotar o mesmo modelo.

A relação com o Palmeiras, no entanto, tornou-se difícil e, por isso, Paulo Nobre cogitou a compra. Entre os atritos estão o direito de venda dos assentos e o estado do gramado após os shows.