Em nova posição, palmeirense Dudu se reinventa e já é um dos melhores meias do Brasileirão

Atuando mais recuado, camisa 7 do Palmeiras é o maior garçom da competição nacional

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 23 (AFI) - Não é novidade para ninguém que Dudu é um dos principais nomes do Palmeiras na temporada e um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. A nova postura do camisa 7 fez com que o Guerreiro do Verdão, como é carinhosamente chamado pela torcida, conquistasse o posto de capitão da equipe e se tornasse o líder técnico do time na competição nacional. O que chama atenção, no entanto, além do repentino amadurecimento do atleta de apenas 24 anos, é a mudança no posicionamento do palmeirense.

Contratado no início de 2015 para jogar aberto pelas pontas, Dudu passou a atuar mais recuado sob o comando do treinador Cuca e se adaptou muito bem à nova função. Ao comparar os números dos principais meias do Brasileirão, como Lucas Lima, Diego, Douglas e Gustavo Scarpa, o palmeirense se destaca. O camisa 7 já deu dez assistências e é o maior garçom da competição nacional, ao lado de Scarpa, do Fluminense.

Além disso, o meia-atacante deixou os companheiros em condição de finalizar 84 vezes e só é superado no torneio pelo camisa 10 do Tricolor Carioca. Outro número que chama atenção é a quantidade de faltas sofridas. Foram 109 infrações em 32 partidas, o que lhe torna o meia mais caçado do torneio, atrás apenas do atacante Marinho, do Vitória (126).

Apesar de mudar um pouco de característica para atuar mais recuado, Dudu não deixou as suas principais qualidades de lado: o drible e o faro de gol. No Brasileiro, o jogador balançou as redes seis vezes e é o vice-artilheiro do Verdão, atrás do atacante Gabriel Jesus (12). Os únicos meias que têm mais tentos que ele são Gustavo Scarpa (8) e Cueva (7).

O são-paulino, no entanto, é o batedor oficial de pênalti do tricolor e marcou seis vezes da marca da cal. Outro que pode ser considerado meia e que fez mais gols que Dudu é Robinho, que tem 12, mas o atleticano também se beneficiou por ser o cobrador oficial do Galo e concluiu quatro penalidades.

Em relação às fintas, o camisa 7 já deixou os seus adversários para trás 25 vezes e, dentre os principais meias da competição, só perde para Cueva, que tem 32 dribles corretos.

DUDU X LUCAS LIMA
Faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, apenas Palmeiras e Santos brigam pelo título da competição. Considerando que os principais responsáveis por comandar os times são Dudu e Lucas Lima, os números comprovam que a diferença entre as equipes na tabela pode estar diretamente relacionada ao maior poder de decisão do camisa 7 do Verdão, que supera o meia da seleção brasileira em todos os quesitos.

Jogos
Dudu - 32
Lucas Lima - 23

Gols
Dudu - 6 / média de 0,19 por jogo
Lucas Lima - 2 / média de 0,09 por partida

Assistências
Dudu - 10 / média de 0,31 por jogo
Lucas Lima - 4 / média de 0,17 por partida

Assistências para finalização
Dudu - 84 / média de 2,63 por jogo
Lucas Lima - 46 / média de 2 por partida

Faltas sofridas
Dudu - 109 / média de 3,41 por jogo
Lucas Lima - 63 / média de 2,74 por partida

Até no quesito comportamento em campo, um dos principais problemas de Dudu na temporada passada, que já foi solucionado neste ano, a diferença é gritante. Durante o Campeonato Brasileiro, o palmeirense levou apenas cinco cartões amarelos e nenhum vermelho. Já Lucas Lima, no entanto, recebeu nove amarelos e foi expulso uma vez. Isso porque o camisa 7 do Verdão entrou em campo nove vezes a mais que o santista.

DECISIVO
Além de ser o maior garçom do Campeonato Brasileiro, Dudu tem demonstrado que cresce nos momentos importantes. Dos últimos cinco gols marcados pelo Palmeiras, o Guerreiro do Verdão teve participação direta em três, com duas bolas na rede e uma linda assistência para Gabriel Jesus, no empate com o Atlético Mineiro, em Minas Gerais, pela 35ª rodada. Somente nesses cinco jogos, o meia-atacante foi o responsável por garantir sete pontos ao time e manter o clube bem perto de mais uma conquista do Brasileirão.

ARTILHEIRO DO ALLIANZ PARQUE
Os dois últimos gols de Dudu no Allianz Parque, marcados contra o Sport, pela 32ª, e Botafogo, pela 36ª rodada, o transformaram no maior goleador do estádio, com 12 bolas na rede em 49 apresentações, superando os companheiros Gabriel Jesus e Rafael Marques, e o ex-jogador do Palmeiras, Cristaldo (Cruz Azul-MEX), que têm 11 tentos.

Com 74 pontos, o Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro e tem grande grandes chances de levantar a taça neste domingo, contra a Chapecoense, no Allianz Parque, pela 37ª rodada. Como faltam apenas duas partidas e o Verdão tem seis pontos a mais que o Santos, vice-líder, o empate já garante o título ao clube. Mesmo em caso de derrota, a equipe poderá levantar o troféu, desde que o Alvinegro Praiano não vença o Flamengo.