Palpitão Paulistão: Santos aproveita brecha e vence Estadual

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 01 (AFI) - O futebol paulista fez um bom papel no ano de 2008. São Paulo campeão brasileiro, Palmeiras quebrou jejum de título estaduais, Corinthians venceu a Série B e o Guarani conquistou o acesso na Série C do Brasileirão. Mas o que 2009 reserva para os clubes do estado de São Paulo?

Confira também:
As informações quentinhas do Paulistão 2009!

Tudo começa no Campeonato Paulista, que promete ser um dos mais equilibrados dos últimos tempos. Desta vez, não existe um favorito para levantar o caneco. Os quatro grandes clubes de São Paulo se reforçaram, mas têm objetivos diferentes.

O Corinthians terá a grande novidade do Paulistão, graças a presença de Ronaldo. O Fenômeno deve fazer sua estréia no Estadual, mas jogará pouco no torneio. O grande objetivo do Timão é a Copa do Brasil, para conquistar a sonhada vaga na Libertadores.

Palmeiras e São Paulo estão na principal competição continental da América, e portanto devem dar as costas ao Paulista. O Verdão tem um elenco limitado, apesar da presença de Vanderlei Luxemburgo no banco. Já o Tricolor cogita a possibilidade de atuar com reservas.

Então...
Portanto, quem deve ficar com o titulo estadual deste ano é ninguém menos que o Santos. A equipe da Vila Belmiro se reforça na surdina - já trouxe Lúcio Flávio e aguarda por outros bons nomes - e pode conquistar o terceiro estadual em quatro anos.

E o Título do Interior?
Adivinhar qual time do interior conquistará a taça é uma missão mais complicada do que prever quem será o campeão paulista. Candidatos não faltam, mas a disputa referente à taça de campeão do interior deve ser decidida pelos clubes campineiros.

Veja mais...
Todos os jogos do Campeonato Paulista 2009!

Ponte Preta e Guarani tiveram bons anos em 2008 e por isso chegam embalados. A Ponte foi vice-campeã paulista, ao perder a final para o Palmeiras, enquanto o Guarani conquistou o acesso à Série B. O ano de 2009 será cheio de dérbis.

Um dos campineiros deve ficar com o Título do Interior, em uma disputa que promete ser emocionante. Mas não é bom descartar equipes como Guaratinguetá, Bragantino, Noroeste ou Mirassol, que sempre dão trabalho quando jogam dentro e fora de casa.

Rebaixados!
O Paulistão será um campeonato equilibrado e emocionante. A briga contra o rebaixamento deve envolver no mínimo seis clubes, que disputam quem fica com as quatro vagas na Série A2 e quem termina o Estadual com o gostinho de dever cumprido.

Rebaixado na última Série B do Brasileiro, o Marília pinta como forte candidato a repetir o feito no Paulistão. Ao seu lado, está o Ituano, que não teve um bom ano de 2008 e, sem perspectivas de melhora, pode ser rebaixado à segunda divisão.

E tem mais!
O regulamento do Estadual para a próxima temporada!

O Paulista de Jundiaí também precisa abrir o olho, pois, com a falta de planejamento de sua diretoria e o elenco enxuto que tem, pinta como possível rebaixado no Estadual. Oeste, Mogi Mirim e Botafogo de Ribeirão brigam pela última vaga.

Aqui, o Oeste tem a vantagem por ter desempenhos agradáveis em casa. Foi assim que conquistou o acesso na Série A2. O Botafogo tem o peso da camisa como aliado, enquanto o Mogi Mirim aposta tudo no presidente Rivaldo e no meia Giovanni para escapar.

Artilharia
O Campeonato Paulista terá grandes atacantes. Washington no São Paulo, Alex Mineiro entre Palmeiras ou Santos, Kléber Pereira garantido no Peixe, Kléber ainda podendo ficar no Verdão. E, obviamente, Ronaldo de volta ao futebol brasileiro, para jogar pelo Corinthians.

Ainda tem:
No entanto, nenhum destes jogadores deve garantir a artilharia do torneio tão facilmente. Ronaldo jogará pouco e, assim, fica fora da disputa. Washington deve se concentrar na Libertadores e entrar em campo de vez em quando.Paulistão: O "ouro de tolo" de Palmeiras e Ponte Preta



Assim, o posto de principal marcador do torneio deve ser disputado a ferro e fogo por Kléber Pereira e Alex Mineiro. Existe ainda a possibilidade de ambos formarem a dupla de ataque do Santos. Portanto, a disputa pode ser interna. Emocionante é pouco!

Mercado da Bola
Contratações
Não houve contratações no período
  • Amaral

    Volante (ex-Goiás)

  • Andrei Girotto

    Volante (ex-Palmeiras)

  • Lucas

    Lateral (ex-Botafogo)

  • Oswaldo de Oliveira

    Técnico (ex-Santos)

  • Vítor Hugo

    Zagueiro (ex-América-MG)

Palmeiras-SP
Elenco ainda não definido
  • Técnico

    Oswaldo de Oliveira