MINEIRO: Clássico, Novo Mineirão, duas torcidas... Isso que é abertura!

Rodada inaugural começa com quatro jogos neste sábado; Clássico agita o domingo

por Agência Futebol Interior

Belo Horizonte, MG, 01 (AFI) – Depois de dois anos e meio, o principal palco do futebol mineiro, o Mineirão, finalmente será reaberto. E em grande estilo. O Cruzeiro e o atual campeão Atlético reabrem um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, neste domingo, às 17 horas (horário de Brasília), pela rodada inaugural do Campeonato Mineiro.

Mineirão será reaberto

O clássico é tratado como um grande evento. Primeiro, porque será o primeiro jogo oficial desde que o Mineirão foi fechado para reformas, em junho de 2010. Segundo porque o maior clássico de Minas não é disputado no local desde a fase classificação do Mineiro daquele mesmo ano.

Desde então, os duelos entre Galo e Raposa foram disputados no Parque do Sabiá (Uberlândia), Arena do Jacaré (Sete Lagoas) e Independência (Belo Horizonte), mas sempre com torcida única. O retorno do duelo com duas torcidas agitou a capital mineiro e a expectativa é para um público superior a 50 mil pagantes.

Para deixar o jogo inaugural ainda mais grandioso, a Federação Mineira de Futebol (FMF) mexeu seus pauzinhos e antecipou o clássico, que estava marcado para a terceira rodada. Com isso, as estréias de Atlético e Cruzeiro contra Tombense e América-TO, respectivamente, foram adiados para o meio de semana.

Cara novas e velhas
O técnico cruzeirense, Marcelo Oliveira, ainda não poderá contar com três de seus principais reforços: o meia Diego Souza e os atacantes Dagoberto e Henrique. O meio-campista ainda não foi regularizado. Já Henrique está lesionado. Dagol deve ficar na reserva já que ainda não reúne condições físicas.

Dagoberto deve ficar no banco

Por outro lado, o treinador deve contar com várias novidades no time titular. Entre os estreantes, estão o zagueiro Bruno Rodrigo (ex-Santos), o lateral-esquerdo Egídio (ex-Goiás) e os meias Ricardo Goulart (ex-Goiás) e Éverton Ribeiro (ex-Coritiba).

No Galo, o técnico Cuca apostará na base que fez sucesso no Brasileirão. As novidades podem aparecer na defesa e no meio. Como o zagueiro titular Leonardo Silva está lesionado, pode ser substituído pelo pentacampeão Gilberto Silva. O treinador tem dúvida na vaga de Danilinho, que deixou o clube. Araújo e Rosinei são os principais candidatos.

Pugliese quer surpreender

Outros jogos
Apesar do clássico, o Mineiro começa oficialmente no sábado, com quatro partidas. O tradicional América tenta acabar com o jejum de 12 anos sem título para levantar o caneco pela 16ª vez. O time comandado por Vinícius Eutrópio visita o caçulinha Araxá, de Ney da Matta.

Candidato a zebra a Caldense, do técnico Tarcísio Pugliese, recebe o Guarani, do treinador Leston Júnior, em Poços de Caldas. O também tradicional Villa Nova, cinco vezes campeão estadual, recebe o Tupi, em Nova Lima. Por fim, o Boa Esporte, de Sidney Moraes, joga contra o Nacional, em Varginha.

Regulamento
O regulamento do Mineiro é um dos mais simples do Brasil. Na 1ª fase, os 12 times se enfrentam em turno único, classificando-se os quatro melhores para a fase semifinal. Os dois últimos são rebaixados à Segunda Divisão.

Na semifinal e na final, os jogos serão disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta para se apurar os finalistas e o campeão, respectivamente.

Confira os jogos do final de semana:

Sábado
16h

Boa Esporte x Nacional

17h
Araxá x América
Villa Nova x Tupi

19h30
Caldense x Guarani

Domingo
17h
Cruzeiro x Atlético (adiantado da 3ª rodada)