Libertadores: Corinthians e Boca Juniors são os primeiros classificados

Outros classificados serão definidos nesta quinta-feira

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 24 (AFI) - Corinthians Boca Juniors são os primeiros semifinalistas da Taça Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, os dois times sofreram muito e no final de seus jogos fizeram os gols que garantiram suas respectivas vagas. Enquanto, Santiago Silva fez o de empate no Engenhão, aos 46, contra o Fluminense, Paulinho subiu numa cobrança de escanteio e aos 42 fez o gol da vitória do Corinthians, contra o Vasco, no Pacaembu.

Agora, os times aguardam os vencedores dos jogos desta quinta-feira. Santos e Veléz jogam na Vila Belmiro, se os argentinos vencerem enfrentam o Boca, num duelo argentino, como prevê o regulamento da Libertadores. Se o Peixe avançar, o duelo precisa ser brasileiro. No outro jogo, Universidad do Chile e Libertad definem o outro classificado, no jogo de ida, empataram por 1 a 1, no Paraguai.

Sofrimento!
O Pacaembu recebeu uma partida que estará na história dos times. Como no primeiro jogo, os times empataram por 0 a 0, quem vencesse ficava com a vaga e se houvesse empate por gols, o Vasco avançava. Depois de um primeiro tempo, com os times aplicados na marcação, o segundo tempo voltou mais emocionante.

O Vasco teve sua chance com Diego Souza, aos 25 minutos, quando ele ganhou uma dividida de Alessandro, no meio-campo, avançou livre, invadiu a área e bateu, mas Cássio, com as pontas do dedo fez um verdadeiro milagre, salvando o time. Como não fez, o Corinthians pressionou e aos 43 minutos, após uma cobrança de escanteio, Paulinho subiu mais que todo mundo e testou para o fundo das redes.

Com isto, o Corinthians repete o ano de 2000, quando também chegou a semifinal da competição e acabou sendo eliminado pelo Palmeiras.

No último minuto...
A torcida do Fluminense se acostumou nos últimos anos a ver seu time realizar feitos improváveis. Da fuga do rebaixamento em 2009 até a classificação para as oitavas da Libertadores de 2011, passando pela arrancada para o título brasileiro em 2010. Foi com esse espírito que 36 mil torcedores compareceram ao Engenhão nesta quarta, em busca de mais uma reviravolta. O resultado, porém, não foi o esperado.

O Fluminense honrou a presença da torcida com muita raça e entrega e uma pitada de futebol na primeira etapa. Mas a postura acuada no segundo tempo resultou em um gol sofrido no último minuto e o 1 a 1 significou a eliminação do clube carioca. Santiago Silva foi o herói da classificação do Boca Juniors para as semifinais.

Pesaram muito os desfalques de Fred e Deco, os mais experientes e de maior qualidade técnica. As ausências nas duas partidas (derrota por 1 a 0 na Bombonera, há uma semana) foram determinantes para ambos os resultados.