Série B: Joinville é denunciado e pode perder até dez mandos de campo

No clássico contra o Avaí, torcedores arremessaram rojões para dentro do gramado

por Agência Futebol Interior

Joinville, SC, 11 (AFI) - Não bastasse a situação delicada na qual se encontra na tabela de classificação, o Joinville corre o risco de ficar sem contar com o apoio de seus torcedores nessa reta final de Campeonato Brasileiro da Série B. O clube será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na sexta-feira e pode pegar até dez mandos de campo.

O JEC será julgado a partir das 10h30, no Rio de Janeiro, devido a confusão protagonizada pelos torcedores nos minutos finais do clássico contra o Avaí, pela 27ª rodada da Série B. Na ocasião, irritados com a derrota por 1 a 0, tricolores arremessaram rojões para dentro do gramado e alguns ameaçaram invadir o campo. Por tudo isso, o árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo paralisou o duelo até que os ânimos fossem acalmados.

Torcedores do Joinville ameaçaram invadir o gramado da Arena Joinville e podem complicar o clube
Torcedores do Joinville ameaçaram invadir o gramado da Arena Joinville e podem complicar o clube
Denunciado no artigo 203, que diz "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo". A multa varia de R$ 100,00 a R$ 100.000,00 e a punição é a perda de um a dez mandos de campo.

O departamento jurídico do Joinville entende que a situação é bastante delicada, pois o ocorrido colocou em perigo a integridade física dos atletas de ambos os clubes. Os advogados vão mostrar que o clube auxiliou a Polícia Militar e Civil na identificação dos torcedores, com o objetivo de diminuir a punição.

Mesmo se for punido com a perda de mando de campo, o Joinville ainda vai poder atuar normalmente na Arena Joinville, neste sábado, quando recebe o Paraná, pela 31ª rodada da Série B. Segundo o Estatuto do Torcedor, uma partida só pode ter local e data alterada com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

Na zona de rebaixamento, o JEC tem uma das piores campanhas nesta Série B, com apenas 26 pontos em 30 jogos.