Time da Série C completa 10 anos com motivos para festa

por Agência Futebol Interior

Guaratinguetá, SP, 30 (AFI) - Caçula da elite do futebol paulista, o Guaratinguetá completa 10 anos nesta quarta-feira, com motivos de sobra para comemorar. No Campeonato Paulista deste ano, o clube foi semifinalista e terminou na quarta posição final. No Campeonato Brasileiro da Série C, (primeira competição nacional disputada pela Garça) a equipe fez uma excelente campanha, e garantiu presença na edição do ano que vem, sendo eliminada apenas pelo número de gols marcados.

O clube começou a disputar competições profissionais dois anos depois de sua fundação, em 2000, quando terminou o Campeonato Paulista da Série B2 em quinto lugar. Dois anos depois, sagrou-se vice-campeão e conquistou o acesso à Série A3 do Paulistão.

Em 2004, a Garça terminou na quinta colocação e alcançou o acesso à Série A2, numa ascensão meteórica. Passaram-se mais dois anos até que o clube ascendesse à elite do futebol paulista, em 2006, com apenas oito anos de história, ao terminar na quarta colocação.

Em 2007, na sua primeira participação na primeira divisão do Campeonato Paulista, o clube surpreendeu muita gente, que apostou que a Garça voltaria à Série A2. Com uma campanha fantástica, o Guará quase chegou as semifinais, e disputou o Torneio do Interior, na qual foi o campeão ao vencer o Noroeste na decisão.

Prova que o desempenho do ano anterior não foi mero acaso, e sim fruto de um trabalho sério e competente, a campanha no Paulistão deste ano foi ainda melhor. Superando clubes com maior tradição e estrutura, como Corinthians, Santos, Portuguesa e Guarani, a Garça brilhou e alcançou as semifinais, após terminar a fase preliminar na primeira posição.

No duelo das semifinais, a equipe sucumbiu à tradicional Ponte Preta, que seria depois vice-campeã, ao perder a decisão para o Palmeiras. Mesmo assim, a campanha do Guará entrou para história, e o clube prova a cada dia que veio para ficar no cenário do futebol brasileiro.