Série C: Em busca do título, Guarani desafia tabu contra o ABC

Em sete confrontos com o time abecedista, o Bugre ganhou apenas um partida e tem um retrospecto negativo na casa dos adversários

por Luiz Carlos Éden - Sorocaba

Sorocaba, SP, 13 (AFI) - Com acesso à Série B de 2017 garantido, o Guarani encara o ABC no próximo domingo, às 21 horas, no estádio Frasqueirão, em Natal (RN), valendo a partida de ida das semifinais da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo da volta está agendado para o mesmo horário do domingo seguinte (23/10), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

Rivais desde 1977, eles se enfrentaram em sete oportunidades. O Bugre leva desvantagem no retrospecto. São três vitórias do Elefante, três empates e apenas um triunfo do Guarani. A única vitória foi por 1 a 0, na Série B de 2009. Além do retrospecto negativo, o Guarani jamais venceu o ABC como visitante. Foram quatro duelos em solo potiguar, com duas vitórias dos donos da casa e dois empates.

Em 2012, ABC e Guarani se encontraram pela última vez e o Mais Querido venceu por 3 a 1.
Em 2012, ABC e Guarani se encontraram pela última vez e o Mais Querido venceu por 3 a 1.
As duas equipes não se enfrentam há 4 anos. No ultimo encontro, o Elefante venceu o Guarani por 3 a 1, no estádio Frasqueirão, em Natal (RN), pela 26ª rodada da Série B de 2012, ano que o Bugre foi rebaixado à Série C.

Para conquistar o acesso, o Bugre passou pelo ASA, de Arapiraca (AL). No jogo de ida, o time campineiro perdeu por 3 a 1, fora de casa, e na volta, venceu por 3 a 0, em Campinas. Já a equipe potiguar eliminou o Botafogo do interior paulista, depois de empatar sem gols em Ribeirão Preto (SP) e vencer por 1 a 0, em casa.