Renato exalta peso de vitória gremista que aumentou chance de ida à Libertadores

Técnico mandou a campo a equipe reserva, poupando os titulares para a primeira partida da final da Copa do Brasil

por Agência Estado

Porto Alegre, RS, 21 - Com a cabeça no jogo de ida da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Mineirão, o Grêmio foi a campo no último domingo, em Porto Alegre, apenas com jogadores considerado reservas para enfrentar o lanterna e rebaixado América-MG. Mesmo assim, o time venceu por 3 a 0 e subiu para a sétima posição do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos, e consequentemente aumentou as suas chances de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2017.

Após o confronto válido pela antepenúltima rodada do Brasileiro, o técnico Renato Gaúcho elogiou a atuação dos reservas e exaltou o peso da vitória, pois lembrou que não pode contar com a conquista do título da Copa do Brasil, que assegura classificação para a competição continental.

Renato Gaúcho quer encerrar ano com título e vaga na Libertadores (Foto: Divulgação / Grêmio)
Renato Gaúcho quer encerrar ano com título e vaga na Libertadores (Foto: Divulgação / Grêmio)
"Os jogadores (reservas) têm aproveitado as oportunidades. Eles precisam dar resposta da razão de estarem no Grêmio. Construímos um resultado importante", afirmou o comandante, para depois enfatizar: "Temos que ficar vivos na briga pela Libertadores. Não sabemos o que ocorrerá na Copa do Brasil".

O Grêmio agora está a dois pontos do Botafogo, sexto colocado e que fecha a zona de classificação para a Libertadores. Caso o Atlético-MG conquiste a Copa do Brasil, porém, o sétimo colocado do Brasileirão garantirá um lugar na fase preliminar da competição continental, pois a equipe mineira, na pior das hipóteses, terminará o torneio nacional na quarta posição, posto que já ocupa hoje. Uma sétima vaga será aberta também se o Grêmio faturar a Copa do Brasil e encerrar o Brasileiro entre os seis primeiros colocados.

DETERMINADOS
E Renato exaltou o fato de o time gremista brigar para ir à Libertadores por meio de duas frentes nesta reta final da temporada, o que para ele está deixando o clube com um "astral positivo". "O Grêmio está bem nas duas competições, na final de uma e brigando pela Libertadores na outra", ressaltou.

Após encarar o Atlético-MG no jogo de ida da Copa do Brasil nesta quarta, o Grêmio enfrentará o já rebaixado e vice-lanterna Santa Cruz na penúltima rodada do Brasileirão, domingo, em Recife. Em seguida, faz a partida de volta com os atleticanos no dia 30 de dezembro, em Porto Alegre, e se despede do Brasileirão atuando novamente diante da sua torcida, contra o Botafogo, em 4 de dezembro.