Série B: Santos contrata Richard, principal promessa na base do Goiás

O verdão do centro-oeste manteve 20% dos diretos econômicos do jogador para futuras transferências

por Agência Futebol Interior

Goiânia, GO, 20 (AFI) – Uma das principais revelações do Goiás acertou com o Santos na última sexta-feira, no último dia de transferências no Campeonato Brasileiro. A princípio Richard será aproveitado apenas no Sub-20 do Peixe, mas com o tempo pode ganhar espaço com Dorival Júnior. O verdão do centro-oeste manteve 20% dos diretos econômicos do jogador para futuras transferências.

Richard Luca chegou ao Goiás em fevereiro de 2008. Atuou na escolinha de futebol por dois anos, até chegar às categorias de base. Com 14 anos, ele já integrava o elenco do Sub-15. Pela categoria, foi relacionado para 22 jogos, atuando como titular em 18 deles. Entre os atletas nascidos em 1998, foi o que fez maior número de jogos na temporada de 2012.

As boas atuações com a camisa do Goiás renderam a Richard duas convocações para a Seleção Brasileira Sub-15. Em 2012, o atleta participou de um período de treinamento na Granja Comary. Em 2013 participou de amistosos no Catar e da Copa Internacional do Mediterrâneo, na Espanha. Além disso, o promissor atacante atuou pela Copa das Nações, no México, onde o Brasil chegou às quartas-de-final.

Um ano depois, o Goiás conquistou o título do Campeonato Goiano Sub-15, e teve Richard como o artilheiro da equipe, com 17 gols marcados em 13 jogos. Ainda em 2013, o Maior do Centro-Oeste conquistou também a Copa Goiás, e o atacante foi o artilheiro da competição com 10 gols.

Com apenas 17 anos, Richard foi promovido à categoria Sub-20, em 2015. Naquele ano, defendeu a camisa esmeraldina nos principaistorneios da temporada, incluindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Depois de se destacar, o jovem chegou a ser promovido à equipe profissional, participando de jogos do Campeonato Goiano em 2016.

Ainda nesta temporada, Richard disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20, sendo o artilheiro da equipe, com três gols, dois deles marcados contra o Santos, equipe com quem o esmeraldino acabou sendo negociado.