FGF divulga tabela do Goianão Chevrolet 2014

O Goiás estreia diante da Anapolina

por Agência Futebol Interior

Goiânia, GO, 19 (AFI) - A Federação Goiana de Futebol (FGF) apresenta a tabela da 1ª Rodada da 1ª Fase do Goianão Chevrolet 2014. A competição, com dez clubes participantes, terá início no dia 18 de janeiro (sábado), com a partida de abertura entre Anapolina e Goiás, e seguirá o fim de semana de estreia no dia 19 (domingo) com outros quatro jogos. Ao todo serão disputados três turnos iniciais, Semifinal e Final para definir o campeão, vagas na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D, além dos dois clubes que serão rebaixados à Divisão de Acesso do ano de 2015.

A fórmula de disputa para essa edição do campeonato estadual resgata a mesma que perdurou ao longo de seis anos, de 2004 a 2009. A alteração foi feita para adequar o torneio ao número reduzido de datas disponíveis aos estaduais no calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em virtude da realização da Copa do Mundo Fifa no Brasil, sem prejudicar atletas e clubes. O campeonato será dividido em três fases. Na primeira, os clubes se enfrentam em três turnos com contagem corrida de pontos.

O 1º Turno colocará as equipes do Grupo A em duelos contra as do Grupo B com cinco jogos para cada clube. O 2º Turno segue a mesma lógica, porém com a inversão de mando de campo em relação aos embates anteriores. Já no 3º Turno será a vez dos clubes se enfrentarem dentro dos grupos com cinco rodadas e quatro jogos para cada equipe. Ao final dessa etapa inicial quatro clubes serão classificados para a Semifinal, sendo estes o primeiro colocado de cada grupo e os dois melhores entre os oito restantes em questão de índice técnico, independente do grupo a que pertençam.

Semifinal e Final
O cruzamento da etapa classificatória rumo à Final segue ao tradicional confronto em Ida e Volta entre líder de um grupo contra vice-líder de outro no caso de avançarem essas equipes. Para a eventual classificação de três equipes de um mesmo grupo, os duelos da Semifinal serão entre 1º x 4º e 2º x 3º. A definição desse ranking será feita também com base em índice técnico, levando em conta que a 1ª e a 2ª posição serão ocupadas pelos líderes de cada grupo e as outras duas pelos demais classificados.

A Final não teve alteração em relação aos anos anteriores e será disputada em Ida e Volta entre os dois classificados da Semifinal, obedecendo às regras de vantagem. Já para o rebaixamento, os dois últimos colocados no ranking geral da 1ª Fase, independente de grupo, deverão disputar a Divisão de Acesso em 2015. Segue a tabela da Rodada de Abertura do Goianão Chevrolet 2014 ao final.

Definições
Os dez clubes envolvidos na disputa têm até 13 de janeiro de 2014, última segunda-feira antes do início do campeonato, para protocolar a inscrição de jogadores para atuar na 1ª Rodada. A data final para inscrição de atletas em toda a disputa será até o início da 1ª Rodada do 3º Turno. A exemplo de 2013, em cada partida os clubes deverão utilizar o número mínimo de quatro atletas com idade até 22 anos completados no ano da competição, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1992. Os clubes, no entanto, poderão contar agora com nove atletas em seu banco de reservas, dois a mais do que se utilizava anteriormente.

Tabela da Rodada de Abertura (1ª Rodada do 1º Turno) da 1ª Fase do Goianão Chevrolet 2013
Sábado

17h
Anapolina x Goiás – Estádio Jonas Duarte

Domingo
17h

Aparecidense x Atlético – Estádio Anníbal Batista de Toledo
Goianésia x Crac – A definir
Grêmio Anápolis x Trindade – Estádio Jonas Duarte