Ginástica: Japonês é eleito e federação terá novo presidente após 20 anos

Morinari Watanabe tinha como adversário o francês Georges Guelzec, chefe da União de Ginastas Europeu

por Agência Estado

Campinas, SP, 19 - Anfitrião do congresso anual de Federação Internacional de Ginástica (FIG) realizado em Tóquio, o japonês Morinari Watanabe foi eleito nesta quarta-feira para ser o novo presidente da entidade. Ele substituiu o veterano Bruno Grandi, italiano de 82 anos que estava no cargo desde 1996.

A FIG é a mais antiga das entidades filiadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI), tendo sido criada em 1881. Mesmo assim, Watanabe é só o seu nono presidente em 135 anos de história.

Como a alternância de poder não é uma prática recorrente na ginástica, a eleição desta quarta-feira foi acompanhada pessoalmente pelo presidente do COI, Thomas Bach. Até a véspera dela, não estava claro que venceria a eleição.

Morinari Watanabe foi eleito presidente da Federação Internacional de Ginástica
Morinari Watanabe foi eleito presidente da Federação Internacional de Ginástica
GOLEADA
Watanabe, secretário-geral da federação japonesa, tinha como adversário o francês Georges Guelzec, chefe da União de Ginastas Europeus. O japonês acabou vencendo com expressiva folga: 100 votos, contra 19 do francês.

Ele assume o cargo em 1.º de janeiro, quando terá 57 anos, o que indica a possibilidade de ficar à frente da FIG por mais um longo período. Desde 1994, quando faleceu o então presidente da federação internacional de tênis de mesa Ichiro Ogimura, o Japão não tinha um dirigente máximo no esporte olímpico.