Sem campeão inédito, Copa do Brasil traz chance de clássicos em sorteio

Os confrontos das quartas de final serão definidos em sorteio realizado na sede da CBF nesta sexta-feira

por Agência Estado

Rio de Janeiro, RJ, 23 (AFI) - A Confederação Brasileira de Futebol realizará nesta sexta-feira, às 9 horas (horário de Brasília), em sua sede, no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. Pouco tempo depois, às 9h45, serão definidos, também por sorteio, os mandos de campo dos quatro confrontos, que estão programados para serem disputados nos dias 28 de setembro (jogos de ida) e 19 de outubro (volta).

Diferentemente do sorteio das oitavas de final, não há mais os potes A e B, que separavam as equipes pelo ranking da CBF ou pela participação de qualquer um dos clubes na Copa Libertadores - todos os oito classificados poderão se enfrentar no próximo mata-mata pela competição.

A partir de agora, Palmeiras, Corinthians, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Juventude poderão se enfrentar em clássicos regionais. De todos os times, apenas o Juventude não está na primeira divisão do futebol brasileiro. A equipe de Caxias do Sul está nas quartas de final da Série C, onde vai enfrentar o Fortaleza, do Ceará. Quem vencer estará na Série B do ano que vem.

Outra curiosidade é que com a eliminação de São Paulo e Fortaleza, na noite desta quinta-feira, respectivamente para Juventude e Internacional, esgotaram-se as chances de um campeão da Copa do Brasil inédito. Entre os oito times que disputarão as quartas de final somam-se nada menos do que 18 títulos das 27 edições já disputadas.

Com quatro títulos, Grêmio (1989, 1994, 1997 e 2001) e Cruzeiro (1993, 1996, 2000 e 2003) são os maiores vencedores. Palmeiras (1998, 2012 e 2015) e Corinthians (1995, 2002 e 2009) têm três títulos cada. Internacional (1992), Juventude (1999), Santos (2010) e Atlético-MG (2014) conquistaram um título cada.

HISTÓRICO
Entre as oito equipes que vão lutar pelo título, alguns dos possíveis cruzamentos nunca ocorreram na competição. Um deles é o tradicionalíssimo dérbi paulistano - Palmeiras e Corinthians nunca se cruzaram no torneio nacional. O time alviverde também não enfrentou o Juventude. Outros jogos inéditos são Internacional x Cruzeiro, Grêmio x Atlético-MG, Grêmio x Juventude, Atlético-MG x Juventude e Juventude x Cruzeiro.