Quatro jogadores atuais da Seleção Brasileira já disputaram a Copa Paulista

Willian, Alex Muralha, Jonas e Elias utilizaram o torneio paulista como trampolim para suas carreiras de sucesso

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 19 (AFI) – Atualmente na sua fase de quartas de final, a Copa Paulista é conhecida por ser uma competição em que muitas equipes utilizam para lançar atletas no cenário nacional. E isso não vem de hoje, o torneio estadual já serviu como trampolim na carreira de quatro nomes que marcaram presença recentemente na seleção brasileira.

O mais famoso deles é certamente o meia Willian, hoje no Chelsea e que atualmente é um dos principais nomes da seleção. O meio-campista disputou a Copa Paulista em 2005 e 2006 pela equipe do Corinthians. Willian já disputou 10 jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2018 e marcou três gols. Mesmo com a temporada ruim do Chelsea em 2015/2016, Willian teve ótimas atuações e foi um dos poucos que se salvaram.

De volta ao Sporting, o meia Elias foi outro que jogou o torneio. O jogador, que brilhou recentemente com a camisa do Corinthians, foi revelado pela base do Palmeiras e conquistou o título de campeão da Copa Paulista 2007 defendendo as cores do Juventus. O título rendeu ao jogador a ida à Ponte Preta, onde começou a se destacar no cenário nacional. Além de uma amistoso em 2016, Elias também jogou a Copa América em 2016.

Elias foi campeão da Copa Paulista pelo Juventus
Elias foi campeão da Copa Paulista pelo Juventus

Hoje brigando pelo título brasileiro como titular no gol do Flamengo e um dos heróis da conquista inédita do ouro olímpico com a seleção, Alex Muralha é outro atleta que já jogou a competição. O goleiro disputou três edições da Copa Paulista. A primeira delas foi em 2009, com o Votoraty e depois jogou o torneio pelo Comercial, nas temporadas 2011 e 2012.

O atacante Jonas é outro que jogou a Copa Paulista. No ano de 2004, o atacante foi o camisa 9 do Guarani na decisão que rendeu o vice-campeonato do torneio ao time campineiro. O atacante viveu a melhor temporada de sua carreira com a camisa do Benfica em 2015/2016, sendo um dos maiores artilheiros do futebol europeu. O bom momento voltou a render convocações em 2016. O atacante atuou, ainda sob o comando de Dunga, na Copa América e também jogou as eliminatórias.