ESPECIAL! Ferroviária pode terminar a fase invicta; relembre quem conseguiu o feito

O Etti Jundiaí, atual Paulista, foi o único a ser campeão invicto no torneio estadual que movimenta o segundo semestre

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 16 (AFI) - A Ferroviária entra em campo no domingo precisando de um empate para terminar de forma invicta a primeira fase da Copa Paulista. O feito, porém, não seria inédito para o time de Araraquara, que esteve na mesma situação em 1999. Outros clubes também já terminaram a fase inicial sem derrotas, confira abaixo:

1999
Com grupos de quatro equipes e apenas seis jogos na primeira fase, Ferroviária, Etti Jundiaí (atual Paulista) e Rio Preto conseguiram segurar a invencibilidade. Nas quartas de final, Etti Jundiaí e Rio Preto se enfrentaram e o time jundiaiense levou a melhor. A Ferroviária manteve a invencibilidade nas quartas diante do União Barbarense e também avançou. Na semifinal, Etti Jundiaí e Ferroviária se enfrentaram e o time de Jundiaí se classificou com duas vitórias. Com mais um empate e uma vitória na decisão contra o Ituano, o Etti Jundiaí foi campeão invicto, o único da história.

2002
O Nacional terminou invicto na primeira fase. Foram 14 jogos, com 11 vitórias e três empates. Na semifinal, porém, perdeu o primeiro jogo contra o Jaboticabal por 2 a 0 e acabou eliminado após vencer por apenas 2 a 1 na volta.

2004
Em uma primeira fase de 10 jogos, o Bandeirante terminou invicto com seis vitórias e quatro empates. A invencibilidade durou até a terceira rodada da segunda fase, quando o clube foi derrotado para o Sertãozinho.

2007
Com sete vitórias e cinco empates, o Mogi Mirim terminou a primeira fase invicto. Logo no primeiro jogo da segunda fase, porém, a equipe foi derrotada e viu a invencibilidade acabar. Apesar disso, o time chegou até a semifinal, quando foi derrotado pelo Juventus e eliminado.

2010
O Penapolense terminou em segundo lugar na primeira fase, mas ainda assim foi o único invicto com seis vitórias e quatro empates. A segunda fase da equipe também foi sem derrota, com quatro triunfos e mais dois empates. Nas quartas de final, diante do Atlético Sorocaba, o time venceu a primeira e empatou na volta, mantendo-se sem derrotas. A invencibilidade caiu apenas no primeiro jogo da semifinal contra o Red Bull. Na segunda partida, mais uma derrota e eliminação.

2015
Após cinco anos sem equipes terminando a primeira fase de forma invicta, Rio Branco e Ituano alcançaram o feito. O time de Itu jogou oito vezes, enquanto o de Americana entrou em campo duas vezes menos na fase inicial. O Rio Branco viu a invencibilidade cair logo na rodada inicial da segunda fase, enquanto o Ituano sustentou a dele até a quinta, quando foi derrotado pelo Mirassol.