Conmebol decide declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016

A Conmebol ainda não divulgou, mas já decidiu que irá aceitar o pedido do Atletico Nacional

por Agência Futebol Interior

Chapecó, SC, 01 (AFI) – A Conmebol já tomou a decisão de declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016 e, consequentemente, garantirá a equipe brasileira na Copa Libertadores do ano que vem e também na Recopa, contra o Atlético Nacional de Medellín.

Entretanto, a Confederação ainda não anunciou a decisão por dois motivos: Não quer tratar publicamente do assunto porque ainda não é o momento adequado para tratar assuntos esportivos ou administrativos e porque precisa resolver a burocracia necessária, como submeter a decisão ao Conselho da Conmebol que volta a se reunir no dia 21 de dezembro.

Chapecoense será reconhecida campeã da Copa Sul-Americana 2016
Chapecoense será reconhecida campeã da Copa Sul-Americana 2016

A ideia de declarar a Chape campeã da Sul-Americana surgiu do próprio Atletico Nacional, que enviou um ofício com o pedido à Conmebol. Com a decisão, a Chape se garante na fase de grupos da Libertadores 2017. O Atletico Nacional seria o adversário da Chape na final da Sul-Americana, mas, após o trágico acidente, o clube colombiano rapidamente divulgou que não teria interesse em ser considerado campeão.