Cheio de glórias, jovem time da Série B faz aniversário

por Sérgio Porto

Brasiliense, DF, 01 (AFI) - Em 01 de agosto de 2000 era fundado o Brasiliense Futebol Clube de Taguatinga, após o ex-senador Luiz Estevão ter comprado o time Atlantida Futebol Clube de Taguatinga, transformando-o em Brasiliense.

Em 2000, o Brasiliense conquistou a Segunda Divisão do Distrito Federal. Em 2002, foi Campeão Brasileiro da Série C e Vice-campeão da Copa do Brasil, em memorável disputa com o Corinthians.

Em 2003, a conquista do Vice-campeonato de Brasília. Já em 2004, um ano que marcou na pequena, mas ativa vida do Brasiliense. O time do Jacaré de Taguatinga conquistou o Campeonato Brasiliense e ainda, foi o Campeão da Série B nacional, subindo para a elite do Brasil.

Em 2005, após a conquista do Campeonato Candango, a decepção na chegada à elite nacional. Após uma estratégia mal sucedida, pois a direção do clube trouxe jogadores que atuaram somente com seus nomes, e não pelo seu futebol, caso de Vampeta, Marcelinho Carioca, Oséas, além dos técnicos Joel Santana, Valdir Espinosa, o Brasiliense acabou caindo para a segunda divisão nacional.

Em 2006, a conquista do tri campeonato de Brasília. Já na Série B do Brasileiro, a equipe não alcançou o direito de retornar à Série A nacional.

Em 2007, a hegemonia do futebol Candango foi confirmada. O Brasiliense conquistou o tetra campeonato candango. Atualmente disputa a Série B do Brasileiro.

Iranildo, um dos grandes ídolos do Brasiliense está de volta. O presente para a torcida do Jacaré Brasiliense, será a reestréia do Chuchu, com a camisa 10, possivelmente já neste sábado, 16 horas, diante do Ceará.

Em sete anos de vida, o Brasiliense conquistou as Série C e B do Brasileiro e, quatro títulos do Campeonato Candango, além do vice-campeonato da Copa do Brasil de 2002.