Juventude x Boa Esporte - Após ressaca do acesso, a missão é chegar à final da Série C

Às 18h30 deste sábado, as duas equipes se encontram no Alfredo Jaconi, em jogo válido pela rodada de ida das quartas de final

por Agência Futebol Interior

Caxias do Sul, RS, 14 (AFI) - Depois de garantir o acesso à Série B do Brasileiro, Juventude e Boa Esporte já comemoraram e agora voltam suas energias para disputar uma vaga na final da Série C. Às 18h30 deste sábado, as duas equipes se encontram no Alfredo Jaconi, em jogo válido pela rodada de ida das quartas de final da Série C do Brasileiro. O jogo de volta será no próximo dia 22, em Varginha.

No último domingo, o Papo segurou um empate por 1 a 1 com o Fortaleza, nas quartas de final, e cravou o retorno à segunda divisão nacional após sete anos do rebaixamento. O Boa, por sua vez, bateu o Botafogo-PB por 1 a 0, com um gol heroico de Genesis, aos 50 minutos, e se redimiu com o acesso após ser rebaixado da Série B no ano passado.

Invicto há 12 jogos na terceira divisão, o Boa Esporte sofreu apenas um gol nesse período. O autor desse gol foi justamente o Juventude, em empate por 1 a 1, na 14ª rodada da fase classificatória. Na 4ª rodada, os times se encontraram pela primeira vez, em Varginha, e o Boa venceu o duelo por 2 a 1.

Boa Esporte e Juventude já se enfrentaram duas vezes na Série C. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)
Boa Esporte e Juventude já se enfrentaram duas vezes na Série C. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)
PRIORIDADES
Dividido entre a disputa das semifinais da Série C do Brasileiro e das quartas da Copa do Brasil, o Juventude avaliou as prioridades e decidiu poupar alguns jogadores diante do Boa Esporte.. Na próxima quarta, o time encara o Atlético-MG, pelo jogo de volta da Copa.

Depois de avaliar os atletas durante a semana após conquistar o acesso à Série B, o técnico Antônio Carlos Zago indicou que um dos poupados deve ser o atacante Roberson, um dos principais destaques do time na temporada. Na Copa do Brasil, foi decisivo ao fazer dois gols no São Paulo nas oitavas de final.

Após festa do acesso, Juventude foca em novos objetivos. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)
Após festa do acesso, Juventude foca em novos objetivos. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)
Além da estrela jaconera, o treinador também deve poupar o zagueiro Ruan Renato e o lateral-direito Vidal. O certo é que o lateral-direito Pará, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo, e o volante Bruninho, lesionado, não estarão à disposição para o confronto da terceira divisão.

Assim, o time deve ter muitas novidades para o duelo deste sábado. Carlinhos - que foi o pivô da tentativa de 'tapetão' do Tombense, acusado de estar com o contrato irregular - deve ficar com a vaga na lateral direita. Na defesa, Anderson Marques deve entrar no lugar de Ruan.

Na contenção do meio de campo, Lucas e Sananduva brigam por uma vaga e Romarinho deve subsitutir Roberson no ataque. Ainda existe a possibilidade de Hugo e Felipe Alves também serem poupados, o que culminaria nas entradas de Caion e Hugo.

OS NÚMEROS GRITAM!
O Boa Esporte não perde nenhum jogo desde a nona rodada, um jogo antes de Ney da Matta assumir o comando após Julinho Camargo entregar o cargo por motivos pessoais. Desde lá, são 12 jogos de invencibilidade (11 sob o comando de Ney). Ou seja, o atual treinador não perdeu nenhum jogo. Antes dele, foram três derrotas.

O Boa comemorou o acesso com números incontestáveis. (Foto: Asscom / Boa EC)
O Boa comemorou o acesso com números incontestáveis. (Foto: Asscom / Boa EC)
Os números comprovam não só a eficiência, como também o bom desempenho geral do time dentro de campo. O Boa tem a melhor defesa da terceira divisão nacional, com apenas 10 gols sofridos. No ataque, os dados também são expressivos. O time tem o segundo melhor ataque, com 29 gols feitos, um a menos que o Guarani, que tem 30. O saldo de gols boveta é o maior de todos: 19.

"Isso tudo é fruto da sequência de um trabalho e de uma filosofia bem assimilada pelos atletas. Nós conquistamos o nosso lugar na Série B com número que não deixam dúvidas quanto ao nosso merecimento. Agora, estamos trabalhando para manter o desempenho, com o mesmo nível de competitividade, para que possamos passar pelo Juventude", afirmou o técnico Ney da Matta.

Para o jogo, Neya da Matta deve ter todo o elenco à disposição e pode repetir a escalação utilizada na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB, no jogo do acesso. Existe a possibilidade de Genesis ganhar uma chance no time titular, já que entrou bem no segundo tempo contra o Belo e marcou o gol da vitória Boveta. Daniel Cruz é outra opção que pode aparecer no time titular.

Ficha Técnica

Fase
Semifinal
Rodada
1ª rodada
Data
15/10/2016
Horário
18h30
Local
Alfredo Jaconi - Caxias do Sul (RS)
Árbitro
Rafael Traci - PR

Assistentes
Luciano Roggenbaum - PR e Rafael Trombeta - PR

Cartões Amarelos
Juventude-RS: Ernani
Boa Esporte-MG: Romano, Bruno Maia

Gols
Juventude-RS: Sananduva 27' 2T
Boa Esporte-MG: Fellipe Mateus 1' 1T, Daniel Cruz 5' 1T
Juventude-RS
Elias;
Carlinhos, Micael, Anderson Marques e Ernani;
Vacaria (Hugo), Lucas (Sananduva), Romarinho (Felipe Lima) Wallacer e Caprini;
Caion.
Técnico: Antônio Carlos Zago
Boa Esporte-MG
Daniel Luiz;
Leonardo, Edson Borges, Bruno Maia e Romano;
Escobar, Itaqu e Fellipe Mateus;
Daniel Cruz, Genesis (Juan Daniel) e Braian Samúdio (Leleu)
Técnico: Ney da Matta