Fortaleza perde técnico para o Figueirense, mas contrata ex-Joinville

Sua saída já vinha sendo especulada desde o apito final do árbitro no empate por 0 a 0 com o Botafogo-PB

por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 19 (AFI) – Nem mesmo a classificação na liderança do Grupo A trouxe tranqüilidade ao torcedor do Fortaleza na Série C do Campeonato Brasileiro. Isso porque o técnico Marquinhos Santos abandonou o clube nas quartas de final e acertou com o Figueirense na elite nacional. De bate e pronto, a diretoria do Leão da Pici já confirmou Hemerson Maria para a fase mata-mata, que vale o acesso para a Série B da próxima temporada.

Sua saída já vinha sendo especulada desde o apito final do árbitro no empate por 0 a 0 com o Botafogo-PB no último domingo, no estádio Almeidão. Ainda assim, ele negou uma transferência e ainda fez planos com o elenco, iludindo o torcedor cearense. Ainda em João Pessoa, na Paraíba, Marquinhos Santos se reuniu com a diretoria e entregou o cargo, antes de viajar para Florianópolis.

Com o maior investimento do Grupo A e o apoio incondicional da torcida, o Fortaleza tinha tudo para classificar com sobras, mas sofreu nas mãos do treinador. Ele chegou em março no clube, para substituir Flávio Araújo, e levou o Campeonato Cearense diante do inexpressivo Uniclinic. Nas oitavas de final da Copa do Brasil, perdeu para o Internacional, em crise, por 3 a 0. Ao total foram 36 jogos no comando do elenco, com 19 vitórias, nove empate e ainda oito derrotas.

Mas o Tricolor de Aço não sofreu com a saída do comandante. Isso porque, em poucas horas, já acertou com Hemerson Maria, que vinha sem clube desde que deixou o Joinville ainda na reta final do primeiro turno da Série B. Com 44 anos, o novo comandante começou no Guarani de Palhoça, passou por Figueirense, Avaí, Red Bull Brasil e CRAC. Esta será a primeira vez que trabalha no nordeste.

O curioso é que Marquinhos Santos e Hemerson Maria podem se encontrar no aeroporto, já que o primeiro deixou Fortaleza nesta segunda-feira e viaja para Florianópolis, onde o segundo mora há alguns anos. Já Maria deve chegar no Ceará na terça-feira, quando assina contrato e deve ser apresentado oficialmente para a imprensa e torcedores.

Nas quartas de final da Série C, o Fortaleza de Hemerson Maria decidirá o acesso contra o Juventude, com a vantagem de fazer o segundo jogo em casa, provavelmente no Castelão. Já o Figueirense luta contra o rebaixamento, na 17ª posição, com apenas 28 pontos ganhos – um atrás que o Vitória, primeiro clube fora da zona de degola.