Botafogo-PB x Fortaleza - Belo quase nas quartas e tricolor tranquilão!

Um empate basta para classificar o Belo, enquanto o time cearense já tem vaga garantida nas quartas de final

por Agência Futebol Interior

João Pessoa, PB, 16 (AFI) - Com um pé nas quartas de final, o Botafogo-PB encara o Fortaleza às 19 horas deste domingo, no Almeidão, em busca de confirmar a classificação para o mata-mata da Série C do Brasileiro. O jogo é válido pela última rodada da fase classificatória da competição.

Com 27 pontos, o Belo é o terceiro colocado. Portanto, a vitória garantiria pelo menos a segunda colocação. O empate já garante o time paraibano na próxima fase, mas mesmo perdendo o Botafogo pode confirmar a vaga. Para ficar de fora, teria de perder e contar com vitórias de ASA e Remo, sendo que o time paraense ainda precisa reverter uma vantagem de quatro gols de saldo.

Enquanto isso, o Fortaleza já está com a classificação garantida e no momento é o líder, com 29 pontos. De qualquer maneira, se perder para o Belo, também perde a liderança e pode termina até na terceira colocação.

FOCO TOTAL
O Botafogo-PB tem boas chances de se classificar para as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro e precisa apenas de um empate na última rodada, quando recebe o Fortaleza na Almeidão, para não depender de nenhum outro resultado. Mesmo assim, o zagueiro e capitão Plínio não pensa em outro resultado que não seja a vitória.

“O empate na última rodada nos deixou com 99,7% de chances de se classificar e isso deixa um clima muito mais tranquilo. Mas ainda não tem nada garantido. Nós temos esse jogo contra o Fortaleza que pode nos deixar em primeiro ou segundo, o que nos daria a vantagem de jogar o último jogo do mata-mata em casa. Vamos encarar essa partida com muita vontade. Precisamos vencer”, analisou.

Para o jogo, o técnico Itamar Schülle não vai contar com os meio campistas Pedro Castro e Sapé, que receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols com o ASA, na rodada passada, e terão que cumprir suspensão.

O Botafogo-PB está a um ponto de confirmar a vaga para as quartas de final. (Foto: Canindé Pereira / América de Natal)
O Botafogo-PB está a um ponto de confirmar a vaga para as quartas de final. (Foto: Canindé Pereira / América de Natal)

O meia Raphael Luz, que ainda não foi aproveitado desde que chegou, é uma das opções do para ficar com a vaga de Pedro Castro. Outra opção é Assis, que substituir Marcinho na última rodada, mas não teve uma atuação muito boa.. No lugar de Sapé, o mais provável é que Val retorne ao para formar dupla com Djavan na contenção do meio de campo.

Além dos suspensos, o Belo conta com quatro atletas pendurados. Os atacantes Carlinhos e Danielzinho, o lateral-esquerdo David Luís e o volante Djavan.

MISTÃO
Diferente dos últimos anos, quando optou por colocar a liderança do grupo na frente da condição física de seus jogadores, o Fortaleza resolveu 'abrir mão' de ficar em primeiro no Grupo A para poder preservar muitas de suas peças, visando os jogos nas quartas de final.

É claro que o Tricolor fará de tudo para terminar na ponta, mas vai para o duelo diante do Botafogo com um time misto. O técnico Marquinhos Santos popou o zagueiro Lima, o meia Rodrigo Andrade e o atacante Anselmo das atividades.

O trio sequer viajou - os dois primeiros estão suspensos -, assim como o volante Corrêa. O goleiro Ricardo Berna também ficou fora dos relacionados.

"O mata-mata pra mim vai ser o jogo contra o Botafogo. Vamos fazer de tudo para fazer um bom jogo e chegar no mata-mata em primeiro lugar e em busca do acesso", disse o volante Guto, um dos atletas que vai ganhar uma oportunidade no time principal.

Outro jogador que ficou de fora é o meia Clebinho. O jogador sentiu uma lesão no tornozelo e será poupado. Com isso, Douglas Pires assume o posto de camisa 1, enquanto Leandro Lima deve aparecer no meio de campo, e Juninho e Raphael Lucas como dupla de ataque.

Ficha Técnica

Fase
1ª Fase
Rodada
18ª rodada
Data
18/09/2016
Horário
19h00
Local
Almeidão - João Pessoa (PB)
Árbitro
Rodrigo Nunes de Sa - RJ

Renda
R$ 190.728,00
Assistentes
Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sa - RJ e Wendel de Paiva Gouveia - RJ

Público
14.807 pagantes (15.311 total)
Cartões Amarelos
Botafogo-PB: Jefferson Recife, Marcelo Xavier
Fortaleza-CE: Juninho, Railan, Rosinei

Botafogo-PB
Michel Alves
Gustavo (Raphael Luz), Plínio, Marcelo Xavier e Jefferson Recife
Djavan, Val, João Paulo e Marcinho
Rodrigo Silva (Warley) e Saldanha (Carlinhos)

Técnico: Itamar Schülle
Fortaleza-CE
Douglas Pires
Railan, Elivelton, Max Oliveira e Bruno Melo
Guto, Pio (João Paulo), Rosinei e Leandro Lima (Leozinho)
Raphael Lucas (Ronaldo) e Juninho
Técnico: Marquinhos Santos