Vasco x Ceará - Será alívio ou o maior vexame da história do Gigante?

No Maracanã lotado, o time cruzmaltino briga para tentar retornar á elite do futebol brasileiro

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) - O torcedor do Vasco pode se preparar para viver fortes emoções às 17h30 deste sábado, no Maracanã. Em jogo válido pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Gigante da Colina vai enfrentar o Ceará em busca do retorno à elite do futebol nacional.

Depois de liderar a competição por um bom tempo, o time carioca caiu muito de desempenho no segundo turno e agora corre o risco de permanecer na Série B em 2017, fato inédito entre os 'gigantes' do futebol brasileiro que já foram rebaixados. Nos últimos cinco jogos, conquistou apenas uma vitória.

Em quarto lugar, com 62 pontos, o Vasco precisa vencer o Ceará para garantir o retorno à primeira divisão. Em caso de empate ou derrota, terá de torcer para que o Náutico não derrote o Oeste, na Arena Pernambuco, no Recife. Em nono lugar, com 54, o Ceará quer ser a "pedra no sapato" dos cariocas.

No primeiro turno, os dois times se encontraram no Castelão, em jogo válido pela 19ª rodada, e não saíram de um empate sem gols.

MARACA LOTADO!
A torcida do Vasco já fez a sua parte. Nesta quinta-feira, a direção do clube anunciou que já foram vendidos, em apenas dois dias de comercialização, todos os 51.061 ingressos colocados à venda. A carga total, incluindo gratuidades e cadeiras cativas, é de 64.486 bilhetes e ainda há camarotes à venda. Os ingressos se esgotaram no início da tarde desta quinta-feira. Pela manhã, o Vasco informou que as vendas nas lojas oficiais do clube haviam terminado.

ISOLAMENTO
A ideia de permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro tem assombrado o Vasco e o elenco tem sofrido uma pressão enorme de muitos torcedores. Por isso, a comissão técnica resolveu se isolar em Pinheiral, no interior do Rio de Janeiro, para se preparar com mais tranquilidade para duelo com o Ceará.

Longe dos holofotes, o time tentou se blindar, mas informações sobre a provável escalação causaram um mal estar nos bastidores do clube. Isso ocorreu quando a imprensa carioca divulgou a informação de que Jorge Henrique deveria ser titular no jogo deste final de semana, fato que deve se concretizar.

A rotina de treinos fechados é um fruto da gestão de Eurico Miranda e já é utilizada desde outros momentos da competição. Porém, como é possível constatar, em nenhum momento isso parece ter trazido alguma vantagem para o clube, que chega à última rodada em situação complicada.

Apesar das especulações, a única certeza é que o técnico Jorginho não vai poder contar com o atacante Éderson, que foi vetado pelo departamento médico e inclusive deixou a concentração na tarde desta sexta-feira.

A PEDRA
O Ceará não tem mais pretensões na segunda divisão nacional, mas vai participar de um dos principais jogos da última rodada. Com força máxima, o Vozão espera estragar a festa preparada pelo Vasco da Gama neste sábado, no Maracanã.

"Por mim não sobe. Quando a gente entra em campo, entra para vencer. É um jogo muito importante e o Brasil inteiro vai estar assistindo. Já me ligaram pedindo que a gente rebaixe o Vasco, mas teve vascaíno que veio me pedir para aliviar. Não tem essa", afirmou o atacante Bil

A partida deste sábado vai marcar também a despedida de Sérgio Soares, que já foi avisado pela diretoria que não terá seu contrato rescindido para a próxima temporada. O nome do substituto ainda não está definido, mas a tendência é que seje Gilmar Dal Pozzo, ex-Paysandu e Náutico.

Sem nenhuma baixa por suspensão ou contusão, Sérgio Soares relacionou o que tem de melhor, inclusive o meia Felipe e o atacante Lelê, que eram dúvidas. Os dois vão começar jogando contra o Vasco.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
38ª rodada
Data
26/11/2016
Horário
17h30
Local
Maracanã - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro
Thiago Duarte Peixoto - SP

Renda
R$924.630,00
Assistentes
Danilo Ricardo Simon Manis - SP e Herman Brumel Vani - SP

Público
49.259 pagantes (56.426 no total)
Cartões Amarelos
Vasco da Gama-RJ: Thalles
Ceará-CE: Valdo

Cartões Vermelhos
Ceará-CE: Valdo
Gols
Vasco da Gama-RJ: Thalles 2' 2T, Thalles 4' 2T
Ceará-CE: Eduardo 27' 1T
Vasco da Gama-RJ
Martín Silva;
Madson (William), Rafael Marques, Rodrigo e Júlio Cesar;
Diguinho (Éder Luis), Douglas Luiz, Andrezinho e Nenê;
Jorge Henrique (Julio dos Santos) e Thalles.
Técnico: Jorginho
Ceará-CE
Éverson; Tiago Cametá, Eweton Páscoa, Valdo e Eduardo;
Richardson, Felipe Menezes, Felipe (Ricardinho) e Wescley;
Lelê (Robinho) e Bill (Rafael Costa).
Técnico: Sérgio Soares