América-MG 2 x 1 Sport - Coelho manda Leão para casa e fica próximo da Série A

Mineiros precisam de um empate contra a Ponte Preta para confirmar acesso

por Agência Futebol Interior

Sete Lagoas, MG, 20 (AFI) - O América-MG deu um passo fundamental para retornar à elite do Campeonato Brasileiro. Com gols de Fábio Júnior e Dudu, ambos no primeiro tempo, o time mineiro venceu o Sport por 2 a 1, neste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e de quebra eliminou matematicamente o rival rubro-negro da briga pelo G4.

Agora com 62 pontos, o América-MG depende apenas de si contra a Ponte Preta, no próximo sábado, em Campinas, para confirmar o acesso. Com uma vantagem de três pontos para a quinta colocada Portuguesa, o time de Mauro Fernandes precisa de um empate para retornar à Série A, que não disputa desde 1998.

Por outro lado, a temporada 2010 chegou ao fim na Ilha do Retiro. O time de Geninho lutou até o final da Série B, mas perdeu a cabeça - Germano, inclusive, foi expulso ao agredir o rival Dudu. Com 56 pontos, o Sport agora já planeja o ano de 2011, quando, novamente, disputará a Série B. Os pernambucanos fecham sua participação no campeonato contra a Portuguesa, sábado, em Recife, e podem contribuir para o acesso do América-MG, caso vençam a Lusa.

Definido!
A partida tinha tudo para ser emocionante e ser decidida apenas nos últimos minutos. Afinal, em campo estariam duas equipes que lutavam diretamente pela última vaga do G4. Mas não foi o que aconteceu. Dois lances isolados antes dos dez minutos deixaram o América-MG em vantagem. No fim, o Sport deixou o gramado para o intervalo praticamente nocauteado.

Curiosamente, a primeira chance foi rubro-negra. Aos 5 minutos, Marcelinho Paraíba cobrou falta do lado direito da grande área. Flávio espalmou para escanteio - a bola tocou na trave antes de sair. No contra-ataque, gol do América-MG. Helton Luiz levantou a bola da intermediária e encontrou Fábio Júnior. Livre na área, o camisa 7 tocou de cabeça no canto direito e abriu o marcador para os mineiros.

Para complicar qualquer tipo de reação, o volante Germano deu uma cotovelada em Dudu e, sem sequer ter cartão amarelo, recebeu o vermelho direto. Se com 11 já estava difícil, imagine com dez? Impossível. O América-MG, em vantagem numérica, quase ampliou o placar aos 16 minutos. Rodrigo cobrou escanteio, Magrão tirou de soco, mas a bola ainda tocou a trave esquerda.

Eduardo Ratinho ainda tentou empatar o placar para o Sport, em cobrança de falta perigosa aos 21 minutos. O ex-corintiano cobrou sobre a barreira, mas Flávio fez a ponta e espalmou. Do outro lado, a missão foi mais fácil. Aos 35 minutos, Fábio Júnior iniciou a jogada e rolou para Dudu na intermediária. O volante ajeitou e soltou o pé direito na bola. Magrão pulou no canto direito, mas só viu a bola estufar as redes. De quebra, viu a chance de acesso ficar para 2011...

De nada adianta!
Para buscar a reação e manter as chances de acesso, o Sport voltou com o baixinho Elton, ex-Corinthians, na vaga de Eliandro. O América-MG também mexeu, mas uma opção puramente tática: saiu Laécio e entrou Thiago Silvy. Jogando da mesma forma, o time mineiro seguiu controlando a posse de bola, criou boas chances e só não marcou o terceiro por errar a finalização.

Na base do abafa, o Sport também teve suas oportunidades. Aos 12 minutos, Daniel Paulista recebeu de Marcelinho e bateu de primeira. Dudu tirou em cima da linha. Dois minutos depois, Elton recebeu assistência de Marcelinho Paraíba, cortou o zagueiro e bateu de pé direito, buscando o ângulo esquerdo de Flávio. A bola, porém, saiu pela linha de fundo.

A pressão seguiu. Aos 16, Elton invadiu a área e tentou o chute de pé direito, mas Flávio fez grande defesa. No rebote, Daniel Paulista fechou o olho e arriscou a finalização. A bola explodiu no travessão. Novamente no rebote, Fabrício tentou o chute por cobertura, mas sequer acertou o gol. Sufoco!

O América-MG respondeu no contra-ataque e aumentou sua vantagem para 3 a 0 aos 20 minutos. O lance, porém, foi anulado por impedimento. Como perdeu a oportunidade com Marcos Rocha, os mineiros foram punidos com o gol do Sport. Aos 32 minutos, Dairo aproveitou sobra dentro da área e empurrou para o gol vazio, aumentando a tensão na Arena Jacaré.

Os minutos finais, porém, não foram de tanta empolgação. O Sport perdeu a chance de pressionar pois começou a alçar bolas na grande área. o América-MG, com uma defesa segura, evitou os ataques e ficou mais próximo da Série A.

FICHA TÉCNICA

América-MG 2 x 1 Sport

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Auxiliares: Marçal Rodrigues Mendes (RJ) e João Coelho de Albuquerque (RJ)
Público: 13.505 pagantes
Renda: R$ 30.510,00
Cartões Amarelos: Leandro Ferreira (América-MG); Daniel Paulista, Tobi, Marcelinho Paraíba, Elton (Sport)
Cartão Vermelho: Germano (Sport)
Gols: Fábio Júnior aos 6'/1T, Dudu aos 35'/1T (América-MG); Dairo aos 32'/2T (Sport)

América-MG
Flávio; Micão, Preto e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Hélton Luiz (Weslley, depois Nando) e Rodrigo; Laécio (Thiago Silvy) e Fábio Júnior.
Técnico: Mauro Fernandes.

Sport
Magrão; Igor, Montoya e Tobi; Renato, Daniel Paulista, Germano, Marcelinho Paraíba (Dairo) e Eduardo Ratinho (Fabrício); Wilson e Eliandro (Elton).
Técnico: Geninho.